Dica: como analisar e acelerar sua conexão a partir do melhor DNS possível

2 min de leitura
Imagem de: Dica: como analisar e acelerar sua conexão a partir do melhor DNS possível
Imagem: Swift Network

Artigos que descrevem a relação entre o Sistema de Nomes e Domínios (DNS) e a conexão do usuário existem aos borbotões internet afora. Mas, afinal, de que forma a substituição de um DNS pode acelerar sua navegação? Entender esse processo é fácil: para que o acesso a um site possa ser feito a partir de um endereço nominal, a tradução para o IP do domínio informado deve ser realizada por um servidor DNS.

Como resultado dessa conversão, o internauta pode acessar a página inicial do TecMundo, por exemplo, a partir da URL “www.tecmundo.com.br” – não é necessário, assim, informar os números que correspondem ao IP do nosso domínio. É claro que cada provedor possui um DNS próprio (como é o caso da Telefônica), mas DNSs públicos podem também ser usados para o estabelecimento da conexão.

Que tal encontrar as melhores configurações possíveis de DNS?

É aí que entram em cena OpenDNS, DNS Advantage e tantos outros provedores de livre acesso. Será que as configurações da sua máquina são as melhores possíveis? Acompanhe este tutorial e verifique se a filtragem de conteúdo e se a tradução dos IPs estão sendo feitas corretamente pelo seu provedor!

Teste sua conexão com Namebench

Tempo de resposta durante o acesso a sites via DNSs diferentes, estabilidade dos servidores, distribuição do Chart e até mesmo os navegadores mais velozes instalados são alguns dos objetos que podem ser analisados de forma automática a partir de programas dedicados à comparação das pontuações de benchmark de provedores.

Vamos usar, portanto, o Namebench, uma das melhores ferramentas gratuitas da atualidade especializadas na realização desses tipos de teste. Clique sobre o link acima, faça o download da aplicação e então a instale em seu PC.

Seja paciente...

O tempo consumido pelos testes de conexão depende do número de pedidos que serão feitos aos servidores testados (que podem ser alterados na opção “Number of Queries”). Como padrão, são 250 pedidos de conexão, o que permite a geração de um resultado sólido acerca da velocidade de conexão disponível.

Quanto mais pedidos forem feitos, mais demorado será o teste

Finalizada a avaliação de benchmark, uma janela com diversas informações técnicas acerca da sua conexão será então aberta. Se houver um servidor mais veloz disponível, um alerta semelhante a este será exibido à esquerda da parte superior da tela:

O servidor mais adequado às configurações da sua rede será exibido em uma imagem semelhante a esta

Atenção: anote o endereço de DNS exibido por Namebench caso seja possível otimizar sua conexão.

Altere seu DNS para acelerar sua conexão

As configurações de DNS do seu PC não são as melhores possíveis? Pois então altere os endereços dos servidores e melhore sua conexão agora mesmo! Veja como é fácil:

1 - Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone de rede, botão localizado ao lado do relógio, e selecione “Abrir Central de Rede e Compartilhamento”.

Abra a Central de Rede e Compartilhamento

2 - Em “Alterar as configurações do adaptador”, clique duas vezes sobre o dispositivo usado para o estabelecimento da conexão (cabo ou wireless) e abra as “Propriedades”.

Clique com o botão direito sobre seu dispositivo e abra as "Propriedades"

3 - Na caixa “Esta conexão utiliza os seguintes itens”, clique em “Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4) e então abra as “Propriedades”.

Abra as propriedades do protocolo

4 - Marque a opção “Usar os seguintes endereços de servidor DNS” e informe os números que foram exibidos pelo programa Namebench. Salve as alterações em “OK”, em todas as telas, e pronto!

Informe os números sugeridos por Namebench e pronto!

...

Reinicie o computador, se necessário, e nos diga: a alteração de DNS resultou numa melhoria de conexão? Comente no Fórum do TecMundo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.