GVT (Vivo) e Oi são as operadoras menos transparentes com o usuário

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A InternetLab divulgou um estudo realizado em parceria com a Electronic Frontier Foundation (EFF) que trata sobre a transparência de operadoras com o gerenciamento de dados de usuários. Os dados obtidos são de 2015 e mostram um panorama não muito animador.

Como você pode conferir nos gráficos apresentados, as duas piores operadoras no quesito transparência são a GVT, atual Vivo, e a Oi. A classificação negativa ficou por conta da atitude de elas não se posicionarem publicamente a favor da proteção de dados de usuários e também não comentarem se fornecem estes dados ao Estado.

Veja o gráfico:

O Ranking

No ranking de transparência, a operadora que ocupa o primeiro lugar é a TIM, que recebeu duas notas máximas em: "informa sobre condições de entrega de dados a agentes do Estado" e "defende a privacidade do usuário no judiciário".

A TIM, por meio do posicionamento da Live TIM, ganhou o respeito de muitos usuários nos últimos meses: a operadora foi contra a limitação de internet banda larga no Brasil e garantiu que os planos oferecidos por ela não serão limitados. Caso você queira entender melhor sobre essa questão, clique aqui.

Por outro lado, todas as operadoras estudadas, sejam de banda larga ou dados móveis, falham em dois quesitos:

  • Publica relatório de transparência de pedidos de dados: ou seja, se alguém pediu seus dados, você não vai saber
  • Notifica usuários sobre pedidos de dados: elas também não avisam quando alguém está pedindo os seus dados

Padrões de desempenho

Agora, você vai como a InternetLab faz o rankeamento. Veja os parâmetros:

  • A companhia fornece informações ou referências legais claras sobre coleta de dados, incluindo quais dados são coletados e em que situações a coleta ocorre
  • A companhia fornece informações ou referências legais claras sobre uso e/ou tratamento de dados, incluindo os fins para os quais são utilizados e como se dá a utilização
  • A companhia fornece informações ou referências legais claras sobre armazenamento de dados, incluindo por quanto tempo são armazenados, onde são armazenados e quando/se são apagados;
  • A companhia fornece informações ou referências legais claras sobre proteção de dados, incluindo quais práticas de segurança observa na guarda de dados, se há política de anonimização de dados e quem teria acesso aos dados
  • A companhia fornece informações ou referências legais claras sobre utilização de dados por terceiros, incluindo informações sobre as circunstâncias em que isso aconteceria ou/e a necessidade de autorização do cliente para tal

Parâmetros

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