menu
Logo TecMundo
Internet

Os próximos sensores que poderão estar presentes no seu celular

Novas tecnologias na área de sensores para smartphones prometem causar revoluções ainda maiores do que o acelerômetro ou o GPS.

schedule31/05/2011, às 06:25

(Fonte da imagem: Divulgação Motorola)

Há tempos que nossos telefones celulares deixaram de ser simples máquinas de fazer e receber ligações para se tornar itens indispensáveis em nosso dia a dia. Suas inúmeras funcionalidades adicionais, como localização via GPS ou internet wireless os transformaram em nossos assistentes digitais inseparáveis.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Além da gigantesca melhora na capacidade computacional, um dos principais fatores que contribuíram para que chegassem a esse ponto foi a adição de novos dispositivos sensoriais, permitindo que nossos smartphones interajam com o mundo a nossa volta das mais diferentes maneiras.

Muitas outras tecnologias sensoriais já estão em desenvolvimento e, em breve, poderemos fazer ainda mais coisas usando apenas o que temos no bolso. Algumas aplicações se destacam mais que as outras, mas as mais notáveis são:

NFC

(Fonte da imagem: Divulgação Google)

O uso do NFC já foi bastante abordado pelo Tecmundo, e suas aplicações são inúmeras. Essa tecnologia usa rádio frequência para comunicação a curta distância, menos de 10 centímetros. Como o alcance é fisicamente limitado (diferente do Bluetooth que pode chegar a até 10 metros), torna-se ideal para aplicações como o acionamento de fechaduras eletrônicas, ignição do carro e até pagamento eletrônico.

Além disso, o NFC é nativamente compatível com o RFID (Radio-frequency identification), possibilitando usar o celular como um leitor de pôsteres e etiquetas de preço eletrônico. Imagine como seria poder baixar informações sobre o preço ou o valor nutricional de produtos no supermercado diretamente para o telefone, precisando apenas que você toque na embalagem com o aparelho em sua mão.

Uma parceria entre a Google e os serviços financeiros nos Estados Unidos colocaram em prática os primeiros sistemas de pagamento eletrônico e pretendem viabilizar o serviço para todo o país ainda este ano. Clientes do Citigroup Mastercard com a tecnologia PayPass vão poder aproveitar a novidade antes.

Localização Vertical

Testes com mapeamento vertical no Bing Maps (Fonte da imagem: Divulgação Microsoft)

Microaltímetros em conjunto com o GPS possibilitariam indicar a altura do usuário em relação ao nível do mar, mas com precisão suficiente para determinar sua posição em um prédio.

Esse tipo de tecnologia iria facilitar muito a localização de cada pessoa em shopping centers, por exemplo, permitindo que usuário saiba a distância da loja para onde ele quer ir. Aplicações semelhantes estão em funcionamento em estabelecimentos estadunidenses, mas fazendo o uso de mapeamento da rede Wi-Fi.

Condições climáticas

Em breve, tudo isso pode estar em seu celular (Fonte da imagem: INMET)

Usando sensores como o barômetro e o termômetro, seu celular poderia fazer previsões instantâneas do tempo, chegando próximo ao trabalho de uma estação meteorológica, sem a necessidade de uma conexão com a internet. Outra aplicação seria utilizar medidores de umidade do ar para determinar se o local onde o usuário está pode danificar o aparelho.

Humor do usuário

Sensores de batimentos cardíacos poderiam ajustar a lista de aplicativos de acordo com o humor do usuário. Outra aplicação é ajustar o nível de dificuldade em um jogo, por exemplo, usando o grau de excitação do jogador como parâmetro.

O uso de sensores biológicos tem um grande potencial para a área médica, e aplicativos que fazem uso da tecnologia já estão em desenvolvimento. Uma das funcionalidades seria alertar o usuário de quando ele deve usar seu medicamento para asma, a partir de leituras de seu ritmo cardíaco e respiratório.

Telas de múltiplas camadas

(Fonte da imagem: Divulgação Business Wire)

Tecnologias de telas de múltiplas camadas, ou MLD (Multi Layer Display), prometem deixar a interação com telas touchscreen ainda mais intuitivas, levando o conceito de haptics ao extremo.

Essas telas usam vários painéis de LCD sobrepostos para criar a sensação de profundidade. Dessa forma, a reação ao toque de um botão poderia ser ainda mais natural, já que a animação que destaca o botão acionado poderia saltar entre as camadas.

O uso prático da tecnologia já foi demonstrado durante o evento Wireless Japan, em um protótipo da KDDI. Os primeiros modelos a usar a tecnologia devem ser produzidos usando apenas duas camadas, mas os desenvolvedores afirmam que até seis telas já foram sobrepostas com sucesso.

Aplicações conjuntas

É provável que as aplicações mais impressionantes para todas as novas tecnologias sensoriais ainda estejam para ser formuladas, fazendo o uso da combinação de várias ao mesmo tempo.

O mesmo já foi observado com o iPhone: usando a localização GPS, bússola e o acelerômetro foi criado um App que traz informações sobre uma estrela, bastando apenas que o usuário aponte o aparelho para o céu. Só o tempo dirá o que o futuro aguarda para os dispositivos móveis.