(Fonte da imagem: Blue Brain Project)

O cérebro humano é uma das máquinas mais poderosas e complexas conhecidas pelo homem. Desvendar seu funcionamento envolve equipamentos de alta tecnologia e cientistas empenhados, como os do Blue Brain Project, que marcam o ano de 2024 como a data em que será possível construir um supercomputador com as mesmas capacidades que a nossa mente.

Desde 2005, os pesquisadores estudam cérebros de ratos em nível celular para entender o funcionamento da coluna cortical, uma unidade que, em conjunto, realiza as funções cerebrais do animal.

Para o cérebro humano, entretanto, o salto é muito maior. Segundo as pesquisas da fundação, cada coluna cortical concentra cerca de 100 mil neurônios e, para reproduzir cada um deles, é necessário um aparelho mais poderoso que um notebook padrão.

A Blue Brain Project estima o valor de 100 milhões de euros por ano pela próxima década para ser capaz de construir um computador capaz de emular as operações do cérebro humano.

O sucesso na experiência traria avanços na área da medicina (no estudo de anomalias, por exemplo) e até na psicologia (no estudo da consciência). Confira como é o trabalho dos pesquisadores na galeria abaixo:

Cupons de desconto TecMundo: