ARMAR-III: conheça o robô com autoaprendizado

1 min de leitura
Imagem de: ARMAR-III: conheça o robô com autoaprendizado

Cada dia mais, os robôs são desenvolvidos com novos recursos e trazem algumas características surpreendentes para os usuários. A mais nova funcionalidade aplicada a um robô é o autoaprendizado, possível graças à tecnologia de “cognição incorporada”. Ela foi aplicada ao ARMAR-III, conforme visto no vídeo postado acima.

Esse processo de cognição funciona com um sistema de duas vias. Os sensores mais “primitivos” são postos nas câmeras dos olhos e também nas mãos do robô. No nível superior, estão os processadores de planejamento, que permitem o entendimento e a interação do ARMAR-III com o ambiente em que está inserido.

No vídeo, o ARMAR-III aparece em uma cozinha. O sistema faz com que ele interaja com o ambiente, reconhecendo cada item e possibilitando que o robô identifique as divisões da lava-louças para colocar os copos nos locais corretos. No futuro, esse mesmo sistema pode ser aperfeiçoado para que robôs sejam utilizados na manutenção de equipamentos, sem que seja necessário o comando por humanos.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.