Robô da Microsoft que mescla rostos de celebridades é novo 'rei da zoeira'

2 min de leitura
Imagem de: Robô da Microsoft que mescla rostos de celebridades é novo 'rei da zoeira'

Vários cargos estão prestes a ser ocupados por robôs – recentemente, inclusive, o TecMundo bateu papo com um advogado virtual que já venceu mais de 160 mil contestações. Mas os bots, frameworks que funcionam como assistentes automatizados, evoluem não apenas no sentido de otimizar serviços de atendimento: até mesmo o senso de humor das máquinas parece estar sendo desenvolvido.

É que uma atualização lançada pela Microsoft ao Project Murphy, um framework compatível com mensageiros como Skype, Facebook Messenger e Telegram, atribuiu ao bot uma interface capaz de processar pesquisas de imagens de acordo com as intenções do usuário. Na prática, significa que o robô pode exibir hilárias montagens com base em perguntas como “e se Obama fosse Kleber BamBam?”.

Montagens feitas pelo robô podem ser avaliadas pelo usuário.

O usuário pode interagir com Murphy através de texto ou emoticons: ao enviar uma carinha triste como resposta aos resultados exibidos, outra imagem será automaticamente editada. Se você aprovar a zoeira, o sistema irá computar a reação como positiva, registrando a informação em um banco de dados.

Faça seus pedidos ao robô!

O “robô com imaginação”, conforme propõe a Microsoft, pode ser testado por qualquer usuário. Para adicionar Murphy aos seus contatos, tudo o que você tem de fazer é visitar a página do projeto, selecionar seu mensageiro e fazer o download da aplicação. Basta, então, fazer o login e iniciar o chat!

As perguntas terão de ser feitas em inglês, e a premissa “what if” terá também de ser usada para que as montagens possam ser editadas. Será possível até mesmo fazer o upload de uma foto e perguntar ao bot o seguinte: “e se eu fosse o presidente?” (what if I was the president?).

Até mesmo uma foto sua pode ser usada pelo bot para as montagens.

Os resultados às perguntas serão exibidos instantaneamente, mas as montagens nem sempre serão perfeitas – deve-se levar em conta o fato de que o sistema está em fase de desenvolvimento e que a intenção das zoeiras de Murphy é coletar dados.

Atualização para desenvolvedores

Apesar de parecer uma simples brincadeira, a mais recente versão do bem-humorado bot tem por objetivo avaliar as interações entra máquina e usuário. Desenvolvedores que trabalham com robôs já podem, também, testar as melhorias lançadas pela Microsoft. Configurações automáticas para o Skype, simplificação do processo de endereçamento de grupos e a adição de mais serviços ao SDK são algumas das novidades que acompanham o update para o Project Murphy (saiba mais aqui, em inglês).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.