menu
Logo TecMundo
The BRIEF

Intel revela mais detalhes sobre os chips Skylake na IFA 2015

Fabricante revelou novos dispositivos para notebooks, bem como comentou sobre algumas tecnologias que vão levar mais desempenho ao consumidor

schedule02/09/2015, às 10:07

Intel revela mais detalhes sobre os chips Skylake na IFA 2015Fonte: Intel

Imagem de Intel revela mais detalhes sobre os chips Skylake na IFA 2015 no tecmundo

No mês passado, a Intel anunciou na IDF 15 as principais novidades sobre os novos chips Skylake, situação em que ficamos sabendo de seus planos para focar ainda mais no uso inteligente da energia e na performance.

Ainda que a companhia tenha dado detalhes sobre as mudanças na arquitetura e revelado alguns dos novos processadores, algumas informações ficaram guardadas para impressionar a todos durante a IFA 2015.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

A nova família de componentes é composta por quatro séries: Y-Series, U-Series, H-Series e S-Series. Os sufixos já são conhecidos em alguns produtos da fabricante e parece que o uso não deve mudar muito na sexta geração de processadores Intel Core.

A série Y é focada em computadores 2 em 1, os famosos conversíveis que vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado. A linha de chips U é focada em notebooks mais leves (como o novo MacBook Air), All-in-Ones e mini computadores.

undefined

Aos gamers e entusiastas, a fabricante ainda promete um chip mobile destravado, ou seja, focado no overclocking. O novo dispositivo será um Intel Core i5 capaz de oferecer até 60% mais desempenho em multitarefa.

Em questão de performance, a Intel revelou que a série U deve ser realmente impressionante, alcançando desempenho até 10 vezes superior ao da linha Broadwell e componentes gráficos que são até 34% mais rápidos.

O melhor processador da Intel de todos os tempos

Aumentando um pouco mais a performance, temos os chips H-Series, que são focados em notebooks mais robustos, voltados ao segmento corporativo e gamers. No topo do novo grupo de chips está a série S, que pretende atender aos consumidores que vão optar por desktops mais robustos.

Y-Series: uma nova divisão

Seguindo uma linha de raciocínio traçado na atual família de processadores, a Intel dá continuidade à linha Core M com os novos produtos da série Y. Os produtos desta linha foram redesenhados e tiveram seu tamanho reduzido significativamente, o que dá oportunidade para as fabricantes de computadores construírem máquinas ainda menores.

undefined

A tática da Intel para facilitar a familiarização para o consumidor foi dividir está série em três novos produtos: Intel Core m3, Core m5 e Core m7. As diferenças principais entre tais componentes estão apenas nas frequências do processador e do chip gráfico. Todos eles usam a Intel HD 515, mas quanto melhor o produto, maior será o clock da GPU — e o preço.

O Intel Core m3 tem clock gráfico máximo de 850 MHz, enquanto que o Core m5 chega a 900 MHz e o Core m7 alcança 1 GHz. Conforme comentando em notícia anterior, os planos são de focar em performance energética, de modo que os componentes da linha Y têm autonomia de bateria de até 10 horas e oferecer até 40% mais desempenho do que os atuais Intel Core M.

Foco no Windows 10 e em novas tecnologias

Ainda que os novos componentes possam trabalhar com diferentes sistemas operacionais, a Intel faz questão de enfatizar o fato de que esses chips foram otimizados para trabalhar com o Windows 10, oferecendo melhor desempenho e recursos de segurança. A Intel cita como benefícios as melhorias na Cortana e no Windows Hello.

Em documento oficial, a Intel deixou claro que a sexta geração de processadores Intel Core vai trazer mais dispositivos prontos para trabalhar com o padrão Thunderbolt 3 e o novo USB Type-C. A fabricante ainda comenta que os novos produtos estão realmente prontos para a resolução 4K, tanto para a criação quanto reprodução de conteúdo.

undefined

Outra novidade é a tecnologia Intel RealSense, que promete melhor interação com o uso da câmera. Agora, as pessoas poderão fazer selfies 3D, digitalizar objetos e imprimir em 3D, e até mesmo remover o plano de fundo em uma videochamada.

A tecnologia Intel WiDi é outro destaque da nova linha de processadores. Com esta novidade, o consumidor não vai mais depender de fios para exibir imagens nos displays, ou seja, você poderá facilmente transmitir conteúdo do seu computador para a TV, o monitor ou o projetor sem necessitar de cabos ou acessórios.

Em breve

Segundo informação oficial, a Intel pretende lançar 48 novos processadores nos próximos meses, incluindo componentes com chips gráficos Intel Iris e Iris Pro, bem como dispositivos da família Xeon. Mais detalhes devem pintar em breve na IFA 2015 e no site oficial da Intel.