Software de fala de Stephen Hawking está disponível gratuitamente

1 min de leitura
Imagem de: Software de fala de Stephen Hawking está disponível gratuitamente
Avatar do autor

A Intel acabou de lançar o mesmo sistema de voz utilizado por Stephen Hawking como um software de código livre. Dessa maneira, a companhia acredita que os desenvolvedores vão expandir o uso da aplicação e descobrir novas formas de utilizar a tecnologia.

Chamado de Assistive Context-Aware Toolkit (ACAT), a ferramenta permite que os usuários usem computadores com poucos movimentos físicos — tanto que ela foi desenvolvida para Hawking, que possui esclerose lateral amiotrófica (ALS). O físico usava o ACAT para transformar os movimentos faciais em texto e, posteriormente, voz.

"Nossa esperança é que, ao deixar a plataforma configurável em código livre, os desenvolvedores vão continuar expandindo o sistema e adicionando novas interfaces para os usuários, novas modalidades de sensibilidade, predição de palavras e outros recursos", comentou Sai Prasad, dono do ACAT, no site da Intel.

A ferramenta é constituída por três partes: um sensor infravermelho ou uma webcam que detecta os movimentos faciais, uma interface que seleciona letras para formar palavras e um software de predição para entender a mensagem que o usuário deseja passar.

O ACAT é gratuito e está disponível apenas para PCs. É importante notar que o código livre não é voltado para os usuários finais, mas sim para desenvolvedores. O link para download está aqui (ele também inclui um guia de uso com técnicas avançadas de navegação).

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Software de fala de Stephen Hawking está disponível gratuitamente