Intel afirma que padrão Thunderbolt 3 terá conexão USB-C

1 min de leitura
Imagem de: Intel afirma que padrão Thunderbolt 3 terá conexão USB-C

Se você acompanha os lançamentos de tecnologia com frequência, já deve ter percebido que as conexões USB Type-C têm sido cada vez mais presentes no mercado. Equipamentos produzidos pela Apple, alguns homologados pela Google e uma série de portáteis já começam a ter o padrão integrado, prometendo mais velocidade e compatibilidades para os consumidores.

Mas quando pensamos nesse novo padrão, também precisamos pensar nas tecnologias que estão sendo deixadas de lado. E um dos maiores exemplos disso está na Intel, que vem perdendo espaço com o seu conector Thunderbolt. E qual seria a solução mais inteligente para manter o produto no mercado e não torná-lo obsoleto? A resposta foi dada pela própria Intel, durante uma conferência na Computex 2015.

Na próxima versão do Thunderbolt (Thunderbolt 3), a Intel promete que os padrões terão conexão via USB Type-C. Isso mesmo... Os conectores da Intel terão o mesmo formato do novo padrão USB, oferecendo a mesma velocidade e a mesma energia vistas nas conexões USB mais recentes. A diferença está no suporte para velocidades de até 40 Gbps no “Modo Thunderbolt”.

A Intel afirma que os primeiros aparelhos equipados com a terceira geração do Thunderbolt devem chegar ao mercado somente em 2016 — enquanto as outras fabricantes já devem receber os novos padrões até o final deste ano. Será que essa tentativa de reviver os protocolos do Thunderbolt vai ser suficiente para o mercado internacional?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.