Rio de Janeiro vai ganhar Centro de Inovação da Intel

1 min de leitura
Imagem de: Rio de Janeiro vai ganhar Centro de Inovação da Intel

A Intel anunciou a instalação de um Centro de Inovação no Rio de Janeiro, tendo foco no desenvolvimento de soluções inovadoras utilizando tecnologias de HPC, Big Data e “Internet das Coisas” — isso nas áreas de Pesquisa de Óleo e Gás e Cidades Inteligentes. A própria Intel afirma que o Centro de Inovação terá como objetivo principal oferecer acesso às tecnologias de computação de alto desempenho para empresas de todos os portes.

O Centro de Inovação da Intel também deve promover qualificação em computação de alta performance, instruindo empresários e estudantes a compreenderem melhor o funcionamento de recursos em nuvens — tanto para instituições públicas quanto para setores privados. Vale dizer que um dos principais focos do projeto é agregar conhecimentos aplicáveis à exploração do pré-sal.

Segundo Fernando Martins, diretor executivo de Estratégia e Inovação da Intel Brasil, “A ideia é democratizar o acesso de empresas brasileiras a computação de alto desempenho. Acreditamos que isso pode ser um fator fundamental para o desenvolvimento da economia do país”.

Conhecimento multidisciplinar

O Centro oferecerá sistemas de hardware e software de última geração desenvolvidos pelo Intel Labs. O espaço também vai contar com três áreas de funcionamento. Uma delas é dedicada aos sistemas dedicados a empresas, que apresentam provas de conceito e projetos-piloto. Outra é destinada às universidades e centros de pesquisa apoiados pela Intel e a última servirá como incubadora para startups brasileiras.

Nos primeiros anos do projeto, o Centro de Inovação ficará hospedado na empresa AMT, que abriga um Data Center no local onde o Centro será instalado. Além disso, a AMT também oferece infraestrutura de TI para o projeto. A  Intel afirma que uma aliança com uma empresa nacional pode permitir mais facilidade para a transferência de tecnologia.

Investimentos em educação

Além do Centro de Inovação, a Intel Brasil anuncia o primeiro IPCC - Intel Parallel Computing Center - em parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O programa global IPCC tem por objetivo custear bolsas a pesquisadores e PhDs que desenvolvam aplicações de software com técnicas de programação paralela utilizando HPC.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.