Intel lança serviço antirroubo para o consumidor brasileiro

1 min de leitura
Imagem de: Intel lança serviço antirroubo para o consumidor brasileiro

A Intel Brasil e seus parceiros McAfee, Symantec e Absolute Software anunciaram nesta semana a disponibilidade imediata de serviços antirroubo para os consumidores brasileiros. Essas soluções, que já estavam disponíveis para o mercado corporativo, agora podem ser adquiridas diretamente por usuários interessados em mais proteção e segurança para seus dados pessoais.

A tecnologia Intel Antirroubo foi criada para resolver um dos grandes dilemas da tecnologia na atualidade. Com os dispositivos tornando-se cada vez mais leves e pequenos, aumenta também a chance de furtos, roubos e perda de equipamentos. Um estudo do Ponemon Institute levantou, ainda em 2007, que um computador portátil é roubado a cada 53 segundos em algum lugar do mundo.

Segurança embarcada no hardware

O Intel Antirroubo se destaca de outros recursos similares por estar embarcado diretamente no hardware Intel, não dependendo do sistema operacional para funcionar. A tecnologia bloqueia o uso do dispositivo caso ele seja perdido ou roubado. O bloqueio pode ocorrer automaticamente, quando o computador falhar em executar uma tarefa específica, ou então ao comando do usuário, que solicita à central do serviço o bloqueio de seu aparelho.

Depois de bloqueado, seu dispositivo não inicializará e a tela bloqueada exibirá uma mensagem de recuperação. Por estar embarcado diretamente no hardware, o recurso é inviolável. Mesmo que o disco rígido seja trocado ou reformatado, a máquina continuará bloqueada, perdendo completamente a utilidade para o ladrão. Caso o usuário recupere o computador, a reativação é fácil e rápida, e não danifica nenhum dos dados armazenados.

Serviços disponíveis no Brasil

Todos os ultrabooks disponíveis no Brasil já podem utilizar o benefício da tecnologia antirroubo mediante a assinatura de um dos serviços anunciados. Além do recurso próprio da Intel, Absolute, McAfee e Symantec também estão lançando suas próprias ofertas de serviços antirroubo.

Atualmente, o serviço antirroubo com a marca Intel está disponível em ultrabooks das marcas Sony e Asus. O proprietário de máquinas dessas marcas pode assinar o serviço de modo online, gratuito por 90 dias. Após os 90 dias, é possível renovar a assinatura com valor de anuidade de R$ 50. O serviço da Intel inclui detecção de roubo e travamento da máquina (pílula de veneno), proteção dos dados por criptografia e possibilidade de recuperação das informações caso o equipamento seja encontrado.

Fonte: Assessoria de Imprensa Intel

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.