Intel anuncia chegada de processadores Intel Core de 6ª geração ao Brasil

4 min de leitura
Imagem de: Intel anuncia chegada de processadores Intel Core de 6ª geração ao Brasil

Visando trazer mais velocidade de processamento e algumas outras novidades para o público brasileiro, a Intel anunciou, em um evento realizado em São Paulo nesta terça-feira (5), que os processadores de sexta geração da linha Intel Core chegaram ao nosso país.

Na ocasião, foi dito que 14 fabricantes vão trazer a nova tecnologia para o mercado local em seus equipamentos até o final do segundo trimestre (veja alguns deles abaixo), entre elas alguns nomes conhecidos, como Lenovo, Acer e muitas outras. Nada foi dito sobre preços, mas há opções bem variadas e que certamente vão agradar a todos os públicos, dos que utilizam o computador no trabalho aos que preferem máquinas potentes para rodar jogos.

Construídos sobre a microarquitetura codinome Skylake de 14mm, um dos diferenciais desses processadores é apresentar duas vezes e meia mais desempenho, além de uma vida útil para a bateria do equipamento que chega a ser até três vezes maior e gráficos melhorados em até 30 vezes para os fãs de games. Isso também permite que uma quantidade maior de variedade de formatos esteja disponível, indo dos pequenos Compute Stikes e NUCs aos computadores mais parrudos e workstations.

“A sexta geração de processadores Intel Core é, com certeza, a melhor que já vimos. Eles são mais responsivos, eficientes, econômicos e rápidos. Estamos falando de uma evolução em todos os aspectos em relação às famílias anteriores. Podemos dizer também que ela está preparada para responder à evolução na forma de uso dos computadores pela qual estamos passando agora. São processadores que se adaptam sem qualquer problema aos mais diversos formatos, tamanhos e formas de uso”, comentou David Gonzáles, diretor geral da Intel no Brasil.

E o que esses processadores trazem de bom?

Se a essa altura você está com essa dúvida na cabeça, eis a resposta. Uma das vantagens é que eles foram otimizados para entregar a melhor experiência para os usuários de Windows 10, além de contar com uma tecnologia que permite ao processador adaptar a velocidade de processamento (e, por consequência, o consumo de energia) de acordo com o número de tarefas que está realizando.

Outra novidade, essa demonstrada durante o evento, é a tecnologia Intel RealSense. Apresentada por González, ela dá a oportunidade de interagir com o computador usando as câmeras para reconhecer o rosto do usuário e desbloquear a máquina, sem a necessidade de digitar uma senha para isso. Ela é ativada sempre que um olho piscando aparecer na tela, e basta ficar em frente aos sensores por alguns segundos para que o acesso seja liberado.

Para o trabalho e para o lazer

Na ocasião, também foi anunciado que a Intel dotou seus processadores de sexta geração da linha Intel Core vPro (que é voltada para o uso coorporativo) com algumas tecnologias. Uma delas é a Intel Authenticate (para aumentar o nível de segurança nos computadores coorporativos), e há ainda a Intel Unite (esta facilita a realização de videoconferências sem uso de cabos, além de ser compatível com monitores novos e antigos) e a Intel Small Business Advantage.

O diretor geral da Intel para o Brasil deu uma prova de como a última tecnologia funciona ao demonstrar o bloqueador USB. Com ele, um usuário que conectar um dispositivo do tipo que não for reconhecido pelo computador tentará, em vão, ter acesso aos arquivos armazenados em seu disco rígido, pois há uma lista que marca os acessórios que podem receber informações que estão no PC em questão.

Maurício Ruiz foi o responsável por apresentar as novidades da Intel relacionadas a jogos

Quanto aos jogos, as apresentações dos equipamentos voltados para esse público foram cortesia de Maurício Ruiz, diretor de vendas da Intel. Na ocasião, foi mencionado que aqueles que não abrem mão de uma boa velocidade de processamento vão encontrar os novos chips em alguns equipamentos, como o Acer Predator, o Dell Inspiron 15 7000 Gaming Edition, o Lenovo Idapad Y700 e o NUC Skull Canyon, que ainda não tem data definida para chegar ao Brasil.

Outro detalhe mencionado por Ruiz é que a Intel e a X5 estão fazendo uma parceria para organizar eventos na arena que está em construção pela fabricante de computadores. Em entrevista ao TecMundo, o executivo informou que ainda não há uma data definida para que isso aconteça, mas que o início das competições não deve demorar. Ah, e não, esse campeonato não terá relação com o Intel Extremes Masters, campeonato de eSports organizado pela empresa e que já acontece há algum tempo.

A Intel e a X5 estão fazendo uma parceria para organizar eventos na arena que está em construção pela fabricante de computadores

“Não, esse campeonato não vai ter relação com o Intel Extreme Masters. São Paulo já fez parte do campeonato na sexta, sétima e oitava temporadas, e agora estamos na décima. Continuamos em contato com eles [da organização] para que voltemos a ser incluídos na lista, e acreditamos que a realização de eventos como esses podem ajudar a fazer com que voltemos a participar do evento”, comentou o diretor de vendas.

Aliás, essa não é a única notícia referente a jogos envolvendo a Intel. A empresa tem vários planos voltados para a comunidade gamer, que vão de realizar transmissões de conteúdos variados destinadas a esse público e até mesmo apostar mais em eSports, com a possibilidade de ter um time futuramente. Este último ponto não é uma certeza, mas Ruiz garantiu que a ideia da empresa é de estar perto desse grupo.

Você está empolgado para conferir as novidades trazidas pelos chips de sexta geração da linha Intel Core? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.