Hoje é dia de festa: Tecmundo completa 3 anos!

2 min de leitura
Imagem de: Hoje é dia de festa: Tecmundo completa 3 anos!

Parece que foi ontem, mas hoje (23) completa exatos três anos que o Tecmundo entrou oficialmente no ar. Apesar da pouca idade, o site já está consolidado como uma das principais publicações sobre tecnologia no Brasil.

E, mais do que comemorar essa data, hoje é mais um dia em que temos a oportunidade de dizer “obrigado” a todos os nossos leitores, os principais responsáveis pelo nosso sucesso.

Um pouco de história

Talvez você esteja aqui desde o começo da nossa história e saiba exatamente como ela aconteceu. Entretanto, é cada vez maior o números de visitantes que chegam às nossas páginas e, por isso, é possível que muitos desconheçam a origem do Tecmundo.

O site nasceu dentro das páginas do Baixaki, o maior site de downloads do Brasil e a principal publicação do Grupo NZN. No início, o Baixaki abrigava apenas programas para download, sem notícias, artigos ou tutoriais. Entretanto, era grande a vontade dos redatores de se expressar além do assunto “aplicativos”.

“A primeira experiência que fizemos foi com uma espécie de blog dos redatores do Baixaki, o `Blogaki`, em que eles podiam escrever sobre qualquer assunto relacionado à tecnologia”, explica Gustavo Bonato Abrão, editor-chefe do Tecmundo.

Aos poucos os assuntos foram ganhando destaque e ficou decidido então que o site adotaria uma linha editorial com artigos e tutoriais. Durante muito tempo, foi dentro das páginas do Baixaki que muitos usuários acompanharam as novidades sobre tecnologia e as dicas de como extrair o máximo de um sistema operacional.

Nasce o Tecmundo

À medida que aumentava o número de acesso a esse tipo de conteúdo, aumentava também o desejo de diversificar as pautas e cobrir outros setores da tecnologia. Trazer para os leitores as notícias do dia a dia parecia também cada vez mais importante. Foi aí que surgiu a ideia de transformar a seção de artigos do Baixaki em um site à parte.

“O projeto todo do Tecmundo foi desenvolvido ao longo de seis meses”, explica Vald Fernandes, gerente de desenvolvimento do Grupo NZN. Trabalhando em ritmo acelerado já desde o final de 2010, o site tinha previsão de entrar no ar oficialmente no primeiro trimestre de 2011. Só faltava um nome para ele.

Para se chegar ao nome “Tecmundo” foi aberto um concurso interno entre todos os funcionários do Grupo NZN, para que todos enviassem sugestões de “batismo”. O nome foi definido depois de centenas de sugestões enviadas e, curiosamente, duas pessoas sugeriram o mesmo nome: os redatores Wikerson Landim e Renan Hamman.

Entre os maiores do país 

Desde o seu nascimento, o Tecmundo já publicou um total de 51.078 artigos. Para chegar a essa marca os redatores digitaram nada menos do que 185.594.951 caracteres.  Até hoje, nossas páginas foram visualizadas pelo menos 1.040.048.760 de vezes, e nossa média mensal atual é de 44.852.067 page views.

Mais de 1,3 milhão de pessoas acompanham as novidades do Tecmundo pelo Facebook. Entre análises de produto, videoanálises, notícias, infográficos, superconteúdos e coberturas nacionais e internacionais de eventos, conteúdo é o que não falta para você conferir por aqui.

Por isso, no dia do nosso aniversário, o maior presente que poderíamos ganhar é a confiança que conquistamos dos nossos leitores ao longo desses três anos. Deixamos aqui registrado 1 bilhão de obrigados por cada visualização de página. E esperamos contar com você aqui por muito tempo.

E fique ligado: estamos preparando com muito carinho uma nova versão do Tecmundo, ainda sem data para ir ao ar. Aguarde boas novidades vindo por aí.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.