Simples, leve e rápido: Instagram estreia novo site com design reformulado

2 min de leitura
Imagem de: Simples, leve e rápido: Instagram estreia novo site com design reformulado

Qualquer um que já tenha esquecido o celular em casa ou no trabalho e precisou acessar a versão desktop do Instagram sabe como a interface web do serviço é extremamente datada, com um visual pesadão e uma navegação bastante truncada. Ok, a plataforma é voltada quase que exclusivamente para dispositivos mobile, mas isso não é desculpa para torturar usuários que resolvem olhar algumas fotos pelo navegador. Nesta terça-feira (9), a empresa resolveu remediar um pouco essa situação reformulando completamente seu portal na internet.

O anúncio foi feito pelo perfil oficial da companhia no Twitter, revelando que ainda em breve os internautas teriam páginas de profiles, feeds e hashtags mais rápidas e limpas. Aos poucos o novo design tem ficado disponível por todo o mundo – dependendo de atualizações de cache e servidores –, e a expectativa é que, até o fim de semana, todos os usuários já estejam navegando com o visual mais recente.

Pelo que pudemos conferir, o novo layout dispensa o painel que anteriormente ficava no topo do site e também manda para o espaço botões enfeitados, bordas brancas e sombras criadas a cada foto ampliada. Como resultado disso, passear pelas páginas se tornou algo bem mais dinâmico e, em geral, muito mais suave do que antes. Se decidir logar com sua conta no serviço, há ainda opção de exibir sua timeline no estilo de rolagem infinita, o que aproxima ainda mais a experiência do que se vê tradicionalmente no app para smartphones e tablets.

Como tudo é mais espaçado e minimalista, é mais fácil se concentrar em cada imagem e admirá-las separadamente – sem ser atrapalhado pela poluição do design usado até então. Claro que alguns vão dizer que o site agora está se parecendo mais uma skin padrão do Tumblr do que uma nova identidade visual propriamente dita, mas é inegável que já é um passo adiante na direção correta.

De certa maneira, é bastante compreensível a mudança na mentalidade do Instagram em se tornar mais amigável no maior número de plataformas possíveis. Isso porque seu público cresce a cada dia e atrai tanto quem quer clicar imagens da sua comida ou do seu animal de estimação favorito como profissionais do ramo da fotografia e pessoas que querem seguir artistas e compartilhar suas próprias produções. Curtiu o novo layout do serviço? Deixe seu comentário mais abaixo. 

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.