Miss Turquia pode enfrentar cadeia por insultar presidente no Instagram

1 min de leitura
Imagem de: Miss Turquia pode enfrentar cadeia por insultar presidente no Instagram

A ex-modelo e Miss Turquia 2006 Merve Buyuksarac está sendo acusada em seu país de origem de ter insultado o presidente turco Recep Tayyip Erdogan em uma postagem no Instagram. Por conta disso, ela pode enfrentar até dois anos de prisão. Contudo, a necessidade de um julgamento ainda está sendo discutida, e o processo corre na justiça.

A postagem pela qual ela está enfrentando as acusações foi removida de seu perfil, mas, segundo um procurador público, a legenda trazia um poema satírico acerca de Erdogan. “Insultar um integrante do poder público” é encarado como crime na Turquia, e o governo tem perseguido milhares de cidadão que mostraram qualquer tipo de hostilidade ao presidente, inclusive nos protestos que aconteceram no país nos últimos anos.

De acordo com jornal turco “Hurriyet Daily News”, o poema da postagem se chamava “O Poema do Mestre”, publicado originalmente por uma revista conhecida por alfinetar o governo, especialmente o presidente. Um tribunal local ainda deve decidir se ela deve ou não ir de fato a julgamento.

Nos últimos anos, a Turquia tem cerceados liberdades individuais e de imprensa e perseguido internautas que postam críticas ao governo na web. Redes sociais já tiveram o tráfego interrompido no país por conta de episódios desse tipo em 2014.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.