O Instagram é muito mais do que um aplicativo para editar fotografias — de fato, ele tornou-se muito mais uma rede social do que um app para arrumar as suas imagens. A ferramenta de filtros do Instagram, por muito tempo, ficou parada sem muitas atualizações e acabou fazendo com que outros programas tomassem esse espaço; não é difícil encontrar quem use este app apenas para o compartilhamento.

Recentemente, várias novidades foram apresentadas no editor do Instagram, mas a verdade é que ele ainda está bem distante de ser o programa perfeito para deixar a sua foto com um ar retrô ou mesmo editada para parecer mais profissional. Faltam ferramentas manuais e, principalmente, filtros novos.

Se você pudesse sugerir ao Instagram mais filtros e efeitos para o aplicativo, o que você escolheria? Neste artigo, veja algumas das opções que nós do Tecmundo escolhemos para responder essa pergunta.

Lentes diferenciadas

O Instagram possui alguns filtros que tentam emular câmeras antigas, mas não existe nenhuma opção para simular outras lentes. Em grande parte, isso acontece por ser bem difícil fazer um filtro que simule corretamente esse tipo de distorção, mas seria muito interessante poder imitar uma fisheye (modelo de lente grande angular) usando o aplicativo, por exemplo.

Quando se fala de lentes diferenciadas, a fisheye é uma das mais fáceis de lembrar, mas existem vários outros modelos que merecem destaque e poderiam ganhar ferramentas no Instagram. Por exemplo, um simulação de lente macro (com desfoque automático do fundo), seria uma ótima opção para aumentar ainda mais as vantagens deste editor!

Câmeras retrô

Um dos estilos de filtros que mais fazem sucesso é o das câmeras retrô. O Instagram mesmo foi um dos primeiros apps a usarem essa técnica, mas isso foi quando quase nenhum app tinha esse tipo de opção. Faz muito tempo desde que este editor lançou um filtro novo pela última vez, e eles parecem muito desatualizados e sem alma.

Efeitos que simulam várias lentes e filmes usados com uma câmera Holga, por exemplo, fariam bastante sucesso com o público desse editor. Um app que resolveu investir de verdade nesse tipo de filtro foi o VSCO, que possui os melhores simuladores retrô da Play Store; a maior parte deles disponível de graça.

As câmeras e filmes mais antigos possuem uma coloração diferenciada para as fotos, sendo que cada tipo de material tem um resultado peculiar. O Instagram tem alguns filtros que simulam isso, mas não existe nenhum, por exemplo, que faça a sua imagem parecer que saiu de um álbum de fotos dos anos 60!

Maquiagem, lentes e lipo express!

Além dos filtros de cor e textura, muitos editores investem em ferramentas para dar um toque extra de produção, como maquiagem, pinceis de cor para aplicar "lentes" e até opções que conseguem emagrecer um pouco todas as pessoas da foto. Isso é real e existe em outros programas, então não seria tão difícil trazer esse tipo de opção para o Instagram.

Ferramentas para deixar o seu rosto com mais cor, os dentes brancos e até passar rímel nos olhos, por exemplo, seríam muito bem vindas para tornar este app um dos mais completos para edição e postagem de fotografias. Dessa forma, a foto poderia sair direto da sua câmera, ser 100% editada no app e então postada — algo que nem sempre acontece.

Bordas especiais

Por fim, uma das ferramentas que mais fazem falta no Instagram é, sem dúvida, uma borda especial para não ser preciso cortar a fotografia.  Normalmente se usam apps externos para que imagens retangulares possam receber uma moldura branca e então, posteriormente serem publicadas em tamanho original na rede social.

Para dispensar o uso desse tipo de recurso, seria interessante ter uma ferramenta nativa fazendo isso! Você faz o upload da foto e pode escolher, por exemplo, a cor da borda! Não é algo difícil e faria uma grande diferença na hora da postagem de imagens que não podem ser cortadas sem perder algo importante.

Cupons de desconto TecMundo: