Instagram possui dois tipos de usuários. Primeiro, há aqueles que só seguem os amigos, postam fotos só quando encontram coisas especiais e comentam apenas nos perfis dos contatos mais chegados. Nesse caso, o número de seguidores, "likes" e comentários em cada postagem varia de acordo com a quantidade de amigos virtuais, o que pode não ser muita coisa.

Aí vem o segundo tipo: esse usuário faz tudo isso, mas em um ritmo bem mais acelerado. Tem milhares (ou até milhões) de seguidores e, de acordo com o sucesso, pode até vender espaço no perfil para marcas e anunciantes. Se a conta já for de uma marca, melhor ainda. Quanto maior a visibilidade, maior a propaganda positiva sobre os seus produtos ou serviços.

A seguir, conheça algumas dicas para bombar no Instagram publicadas pelo próprio dono da rede social, o Facebook — além de uma sugestão perigosa que não é tão bem aceita.

É para variar

Nada de colocar só fotos de pratos de comida ou apenas selfies do seu gato. Um bom perfil no Instagram mira em mais de um público e busca misturar assuntos e temas nas publicações. É claro que você precisa ter um "foco" — e, com o tempo, cada usuário percebe que tipo de publicação rende mais números do que outras. Porém, tome cuidado para não encher o feed dos seus contatos só com o mesmo e repetitivo conteúdo (como o seu animal de estimação sempre na mesma pose, por exemplo).

Poste o quanto quiser sobre os seus gatos, mas evite se repetir

Segundo o estudo Instagrammers na América Latina, feito pelo site em 2015, cada pessoa segue uma média de 9,6 temas diferentes na rede social. É tudo segmentado: 59% seguem contas que falam sobre música, 57% sobre viagem, 53% sobre natureza, 51% celebridades, 50% moda e 50% sobre comida.

Busque originalidade

Repostar fotos de outros perfis ou colocar só capturas de tela de filmes ou jogos é legal, mas muitos fãs se cansam desses perfis depois de um tempo. Afinal, muitos outros podem fazer a mesma coisa. Por isso, conteúdo original é sempre algo bem-vindo — sejam fotos suas ou montagens feitas pelo dono da conta.

Também estude o seu público ao longo das postagens para notar se ele prefere publicações na horizontal, vertical ou no formato quadrado; com muitos filtros e efeitos de brilho ou foco; ou se preferem algo mais "cru", até sem moldura.

#use #hashtags #direito

As hashtags (#) são uma boa forma de pesquisar fotos de um determinado tema. Isso porque muita gente faz pesquisas na rede social por esses termos — e, se a sua for interessante o bastante e obtiver bons números, vai aparecer com destaque na seção "Principais publicações" de cada hashtag.

Busque hashtags e tente emplacar uma foto nas principais publicações

Abusar de hashtags e colocar 30 delas por postagem não é legal, mas saber usá-las (e usar as certas) é essencial. Pesquise perfis famosos e veja o que seus amigos publicam para definir uma lista, como #instafood, #instacat, #instatravel, #love e #tbt (Throwback Thursday, a quinta-feira de publicações nostálgicas).

Todos os dias, o dia todo?

Outra dica para você ganhar mais seguidores é aparecer com mais frequência nos locais públicos do site. Por isso, é preciso definir uma frequência própria para as suas publicações. Ela precisa ser alta a ponto de você manter o engajamento dos fãs, mas não tão exagerada para não parecer flood ou spam.

Não existe um número mágico: depende do seu público. Por isso, faça estudos semanais e poste com diferentes frequências até ver a que mais se encaixa no seu estilo. Segundo o Facebook, em questão de empresas e marcas, a maior parte delas publica uma ou duas vezes por dia. O horário da publicação às vezes também é importante. Outra dica boa é compartilhar a postagem em suas outras redes sociais, para já chamar outros contatos.

Interaja com a galera

Interagir em perfis de famosos podem ser uma chance de atrair mais fãs

Seja na busca de hashtags ou no feed de atualizações dos seus amigos, curta fotos de outras pessoas e deixe um comentário (construtivo, de preferência). Isso vai chamar alguma atenção para o seu perfil e pode gerar novos seguidores. Responder quem já segue é uma boa forma de manter a ligação e o engajamento.

Saiba se vender

Edite o perfil e deixe a biografia interessante e chamativa

Antes de sair postando e interagindo com outros usuários, certifique-se de cuidar de sua aparência no site. Vá para a edição de perfil e faça uma transformação: a pequena descrição do seu perfil ("Biografia") precisa ser concisa e direta, resumindo quem você é, quais são os seus interesses e o que alguém vai encontrar nas suas fotos. Deixe também o link para algum site ou rede social adicional para que possíveis seguidores possam conhecer você melhor.

Followgram, a gambiarra

Não existe milagre para encher um perfil de seguidores, e nada é melhor que as boas práticas recomendadas acima. Porém, existe um serviço bastante popular (inclusive no Brasil) que promete um atalho para "bombar" contas. Trata-se do Followgram, que diz atrair até 10 mil seguidores reais por mês. Em resumo, o serviço é um robô que faz você seguir automaticamente um número enorme de perfis no Instagram e aguardar que eles sigam você de volta. Há um plano gratuito de testes e várias possibilidades de assinatura.

O Followgram possui um teste gratuito e planos pagos via assinatura

O Followgram se diz seguro e afirma que deixa de seguir as outras contas, todos perfis reais e de influenciadores. Porém, o Instagram não vê com bons olhos essa prática de "gambiarra" e pode suspender a sua conta se pegar um crescimento descomunal no flagra, feito usando um desses serviços. Além disso, não adianta ter muitos seguidores se a maioria deles será composta de bots que não interagem ou não se interessam pelo seu conteúdo, sendo apenas um número vazio. Há quem se contente com isso, mas não há nada como um perfil verdadeiramente popular com conteúdo.

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