Laptop do futuro

4 min de leitura
Imagem de: Laptop do futuro

Enquanto o mundo aguarda o lançamento do Tablet da Apple, uma empresa alemã já está pensando em um futuro muito mais distante. A Orkin Design desenvolveu o protótipo de um notebook ultraportátil com tela dobrável. Batizado de Rolltop, o aparelho promete ser a cara dos computadores do futuro.

É fato que os computadores estão cada vez menores e mais potentes, mas ainda não é possível fazer muita coisa com eles, ainda mais quando se fala em mobilidade. Apesar de pequenos, tudo o que você pode fazer, até o momento, é levantar a tampa, digitar em teclas imóveis e fechar a tampa. O Rolltop não deixa de ser um computador portátil, no entanto, ele vai muito além.
Dois em um

Com foco em estilo, leveza e mobilidade, o protótipo abusa das novas tecnologias no ramo das telas flexíveis. De acordo com a empresa desenvolvedora do projeto, o Rolltop possuirá uma tela multitoque OLED flexível de 17 polegadas, caso o usuário o use como um tablet, ou 13 polegadas se for usado como um notebook “comum”.

Logo do projeto

Muito enrolado

O vídeo de apresentação do protótipo dá a ideia de como ele poderá ser quando chegar ao mercado. Com visual não muito futurista, ao bater o olho você até pode pensar que ele é apenas um tubo com alças. Isso porque, por ter tela dobrável, você pode aposentar as mochilas com compartimentos acolchoados. O Rolltop pode ser enrolado e carregado com a ajuda de uma alça no ombro ou, até mesmo, em uma mochila, mas você terá muito mais espaço para outras coisas.

Assista ao vídeo a seguir e veja como o Rolltop pretende funcionar:

Torre de entradas

No vídeo também é possível observar que a tela fica presa em uma barra e ela é responsável por armazenar toda a parte de hardware de que o aplicativo necessita. Por ser apenas uma tela, aparentemente, o HD, bateria, placas e conexões foram transportadas para a barra, sendo assim, a tela pode permanecer fina e leve.

Tela e torre de conexões

Carregador de bateria

Ao contrário do protótipo da Fujitsu, o computador de tecido, que permitiria ao usuário apenas realizar tarefas elementares – nada de DVDs, disco rígido e webcam – o Rolltop comporta ferramentas que o deixariam mais completo. Na barra de hardware o usuário poderá contar com uma webcam, alto-falantes, três entradas USB e o fornecedor de energia.
Sonhos de consumo
Além de levar ao extremo o conceito de computador portátil, o Rolltop conseguiu reunir dois dos maiores sonhos de consumo dos geeks de plantão: os netbooks, objetos de desejo de qualquer usuário que queira se manter conectado e em dia com as novidades da tecnologia e os tablets, ainda mais famosos depois dos rumores do lançamento do Apple Tablet.

Com isso, o notebook dobrável permite que os fãs de dispositivos móveis se deliciem com um notebook com teclas sensíveis ao toque ou um tablet para editar fotos ou realizar tarefas mais complexas. Para usar um dos dois aparelhos, basta desenrolar a tela completamente, no caso do tablet, ou dobrá-la 90° para digitar textos ou navegar pela web com um notebook 100% touchscreen.

Tela enrolada

Para fechar o pacote de sonhos de consumo, ele ainda permite visualizar vídeos ou fotos como se fosse uma televisão portátil. No vídeo de apresentação é possível observar que a tela possui um apoio na parte de trás. Com isso, você pode deixá-la de pé e assistir a um filme enquanto aguarda um email do seu chefe.
Sonho mesmo
Se você já entrou no eBay ou Amazon para ver o preço do Rolltop é melhor se acalmar. O notebook ainda nem saiu do estágio de projeto, ou seja, ele existe apenas no mundo virtual e nos aplicativos de desenho 3D de seus desenvolvedores. Preço, peso, material do revestimento externo, capacidade de processamento e hardware, por exemplo, ainda nem foram cogitados pelo desenvolvedor do projeto. É provável que ele demore um bom tempo para começar a ser produzido e chegar até as prateleiras das lojas.  
Tendências
Sem dúvida, o Rolltop impressiona no quesito inovação e originalidade, pois enrolar um notebook é uma forma genial de poupar espaço. Ao remover o hardware da tela e transportá-lo para um dock, que serve como suporte para a tela quando enrolada, também foi uma grande sacada.

Tela desenrolada

Os conceitos apresentados neste projeto confirmam as tendências do mundo da tecnologia: telas flexíveis, tablets, flexibilidade e mobilidade. Mesmo com o apelo de aparelhos cada vez menores, certamente os notebooks não ficarão tão menores quanto já são, mas provavelmente carregá-los para o trabalho, faculdade ou uma viagem será muito mais fácil.

Assim como o Froot da Dell, o Rolltop é apenas um conceito de como os computadores portáteis do futuro podem ser. É claro que tendências mudam diariamente no mundo da tecnologia, pois novidades não param de pipocar pelos quatro cantos do mundo.

E você? Mesmo sem perspectiva de lançamento, ficou curioso para saber como o Rolltop vai funcionar? Acredita que as telas flexíveis são mesmo o futuro? Acha que as entradas USB serão tão importantes no futuro quanto são atualmente? Deixe sua opinião.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.