Novos Eletrônicos: celular Sony Ericsson XPERIA X10

3 min de leitura
Imagem de: Novos Eletrônicos: celular Sony Ericsson XPERIA X10

Com chegada ao mercado prevista para o primeiro quarto de 2009, o Sony Ericsson XPERIA X10 é o primeiro celular da empresa a usar o Android e promete trazer a você uma experiência de uso muito mais aberta, humana e intuitiva. Ele contém duas grandes novidades: o Timescape e a Mediascape, responsáveis por agregar diversas fontes de mídia e informação através de uma conexão 3G Turbo.

Além de características como câmera de 8.1 megapixels, tela TFT touchscreen, processador Qualcomm Snapdragon de 1GHz, 1 GB de espaço e espessura fina, o Sony Ericsson XPERIA X10 também conta com um aGPS integrado, HSPA (internet 3G Turbo), Android Market (loja de aplicativos) e ActiveSync (ferramenta de sincronização).

Especificações

TimescapeTimescape
Através do Timescape você é capaz de acessar emails e mensagens de texto trocadas com certa pessoa e ver as fotos nas quais ela recebeu tags e ainda assim como as atualizações postadas por ela em contas do Facebook e do Twitter. Com movimentos simples é possível filtrar o conteúdo visualizado alternadamente, e ainda, responder às mensagens SMS através do aplicativo. Além disso, todas as informações importantes são sincronizadas com a internet pelo ActiveSync.
Mediascape
Com o Mediascape você não saberá mais a diferença entre conteúdo online e local. Apesar de haver a distinção do tipo de mídia acessada, a velocidade com a qual isso é feito não apresenta diferença alguma. Através de miniaturas você sabe qual conteúdo acessa e, ao tocar o botão infinito, as informações online sobre o arquivo são exibidas.

A câmera

Com uma resolução de 8.1 megapixel, função de autofoco e um zoom de até 16x, a câmera do XPERIA X10 também conta com os recursos de detecção de sorrisos, gravação de vídeos, estabilizador de imagens e reconhecimento de rostos: ideal para colocar tags mais facilmente nas fotos! Mas um grande destaque é a possibilidade de inserir uma marcação geográfica nas fotos, ou seja, informações sobre o local onde elas foram tiradas.
Outras características
Talvez você não saiba, mas já existe a versão 2.0 do Android. Então, por que o Sony Ericsson XPERIA X10 usa a 1.6? Talvez pelo mesmo motivo que ele ainda não conta com suporte para multitouch quando a sua tela poderia fazê-lo: não se sabe. Contudo, é muito provável que mais adiante o aparelho receba atualizações que o façam suportar ambos os itens.

Mediascape

Como você deve ter notado, o botão infinito é um destaque do celular. Através dele acessam-se as informações sobre o arquivo multimídia selecionado, ou exibem-se as disponíveis dos meios de comunicação nos quais você possui contato com determinada pessoa. Em outras palavras, ele é uma espécie de botão capaz de mostrar todas as opções possíveis relacionadas ao item escolhido.

Duas outras ferramentas interessantes estão disponíveis no celular: o TrackID e o PlayNow. Com a primeira você pode gravar alguns segundos de uma música e identificar o seu nome, artista e álbum. Por sua vez, a segunda permite o download de músicas e jogos para o XPERIA X10. Além disso, o aparelho também possibilita assistir a vídeos locais ou do YouTube.

Quanto à conectividade, não há do que reclamar. Com ele é possível utilizar WiFi, Bluetooth, e ainda, caso tudo falhe, entrada USB. Perder-se também será coisa do passado, pois o celular conta com auxílio GPS que pode ser usado junto ao GoogleMaps, para melhor eficiência.

Com a tecnologia dos acelerômetros, o X10 movimenta as imagens exibidas pela tela de acordo com o seu posicionamento (horizontal ou vertical). Ao usar gestos, pode-se silenciar uma chamada ou alarme e fazer qualquer outra coisa no celular, seja acessar opções ou digitar mensagens. A diferença é a de que no primeiro caso é a câmera que detecta o movimento, e não a tela touchscreen, ou seja, para silenciar você deve passar a mão na frente da câmera e para o resto das funções você usa a tela.

Além do novo e prático botão infinito, o XPERIA X10 conta também com ferramentas clássicas, tais como agenda de compromissos, agenda de telefones, calculadora, despertador e o bastante útil modo de voo, o qual desabilita o recebimento e transmissão de ondas de rádio, possibilitando que você utilize funções básicas do seu celular e ainda evite que o seu avião caia por sua causa!

Por fim, vale mencionar que o aparelho ainda tem uma grande gama de acessórios, responsáveis por coisas como: recarregar a bateria do celular com o carregador do carro; guardar uma reserva para o aparelho sem descarregá-la; suporte para carros, que exibe as chamadas recebidas no painel do veículo e uma grande variedade de fones de ouvido, microfones e caixas de som, todos com design altamente arrojado e elegante.

Gostou do Sony Ericsson XPERIA X10? Quando lançado, pretende trocar o seu celular atual? Comente!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.