Novos Eletrônicos: Toshiba JournE Tablet

4 min de leitura
Imagem de: Novos Eletrônicos: Toshiba JournE Tablet

Cada vez mais empresas pensam em fornecer opções que permitam unir a praticidade de um aparelho portátil com os recursos encontrados em um desktop, principalmente no que diz respeito ao acesso à Internet. Smartphones e netbooks são opções cada vez mais populares devido aos diversos aplicativos que carregam, permitindo enviar de qualquer lugar mensagens de e-mail e se conectar a uma grande variedade de sites.

Uma tendência que vem ganhando cada vez mais espaço neste mercado são os tablets, aparelhos que possuem mais opções do que um simples smartphone, mas que não podem ser considerados netbooks. Estes aparelhos têm como principal objetivo permitir o acesso à arquivos de multimídia de maneira fácil, permitindo ao usuário visualizar tudo isto em uma tela de boa resolução sem ter que ficar carregando algo pesado.

Empresas como a Archos já dispõem de opções bastante atraentes neste sentido, permitindo que o usuário gaste pouco para ter um aparelho bastante completo. Rumores apontam para a possibilidade da Apple investir nesta área, algo que se for verdade promete chacoalhar bastante o mercado atual de tablets.

Vendo as oportunidades deste mercado, a Toshiba surpreendeu a todos durante a última Internationale Funkausstellung Berling (IFA), uma das maiores feiras de eletrônicos do mundo. O Toshiba JounE Tablet é um dispositivo com tela de 7 polegadas  completamente sensível ao toque voltado à reprodução de arquivos multimídia como imagens, filmes e músicas que promete facilitar a vida de quem procura uma opção portátil de acesso à Internet. É este aparelho que conheceremos melhor neste artigo.

Especificações técnicas

O Toshiba JournE Tablet tem o objetivo de ser a melhor opção no que diz respeito à utilizar aplicativos online de forma rápida, naqueles momentos em que você deseja mostrar algo interessante a algum amigo, mas não vale a pena esperar pelo tempo de carregamento de um computador. Para isto, conta com um processador ARM, que embora não seja muito potente, é mais que suficiente para o objetivo proposto.

O sistema operacional escolhido pela Toshiba é o Windows CE 6.0, fato que pode desapontar um pouco os desenvolvedores que esperavam um aparelho baseado em Symbian, Android ou Linux. A opção pelo Windows se deu pensando nos consumidores que já estão acostumados com a plataforma, e tem como vantagem permitir a utilização de aplicativos já existentes, como o Internet Explorer e o Windows Live Messenger.

A tela do JournE possui o tamanho de 7 polegadas, com uma resolução máxima de 800x480, suficiente para a reprodução de vídeos em alta qualidade em um aparelho portátil. O espaço interno disponível pode não agradar muito, pois suporta somente 1GB de arquivos. É possível expandir esse valor utilizando cartões SD, mas mesmo assim ainda fica longe dos impressionantes 500 GB disponíveis no Archos.

O som é reproduzido através de duas saídas localizadas na parte de trás do aparelho, e há a opção de utilizar fones de ouvido convencionais para uma melhor qualidade de áudio. Atrás de um painel de borracha localizado na parte inferior do JournE é possível encontrar uma entrada para cartões SD e uma porta USB que possibilita conectar uma série de dispositivos portáteis ao aparelho.

A bateria do aparelho está programada para durar 14 horas de uso contínuo, porém este valor é reduzido de maneira drástica durante a exibição de filmes em tela cheia, caindo para somente duas horas. A recarga é feita através de um cabo próprio que acompanha o aparelho, porém é possível comprar uma base que, além de recarregar as baterias, adiciona novas entradas USB e permite conectar um cabo HDMI ao aparelho para utilizá-lo em conjunto com um televisor de alta definição.

Funções multimídia para todos os gostos

O JournE cumpre bem o objetivo de permitir acesso rápido a arquivos multimídia. O boot do aparelho é instantâneo, permitindo o acesso rápido a qualquer uma das funções disponíveis, o que representa uma grande vantagem em relação a aparelhos como netbooks e laptops. Na tela inicial do aparelho são exibidos os aplicativos disponíveis, bastando um simples toque para iniciá-los.

Os aplicativos disponíveis são o Internet Explorer, responsável pela navegação da Internet, Windows Media Player 9.0 para reprodução de vídeos e músicas, além de um leitor RSS para acompanhar feeds de sites interessantes. O destaque vai para os aplicativos que permitem a visualização de vídeos no YouTube e a visualização de fotos hospedadas no Flickr. Ambos são bastante práticos e possuem um design bem feito, permitindo visualizar o conteúdo disponível com grande qualidade de imagem.

O número de aplicativos disponíveis promete aumentar, porém a Toshiba não anunciou de que maneira a distribuição destas adições será feita. Além do conteúdo para navegação na Internet, o JournE Tablet permite a execução de arquivos multimídia através de dispositivos USB conectados. Os formatos suportados são JPEG, MP3, WMA, MPEG 4, H.264, DivX e WMV, algo que não representa muito variedade mas é suficiente para executar os arquivos mais populares distribuídos atualmente.

Preço e data de lançamento

O JournE Tablet foi anunciado no dia 3 de setembro deste ano, porém nenhuma data foi especificada para o lançamento do produto no mercado. A Toshiba simplesmente se limitou a dizer que o tablet estaria disponível dentro das próximas semanas, porém até o momento não há notícias relacionadas à data em que o consumidor poderá ter o JournE em mãos.

Diversas cores disponíveis no lançamento

O preço anunciado para o mercado europeu é de £250, aproximadamente 360 dólares. Este valor ainda não é definitivo, podendo ser reduzido no dia do lançamento. O JournE Tablet estará disponível em diversas cores, ficando a cargo dos revendedores determinar quais estarão disponíveis aos clientes de cada loja. Não há previsão de lançamento oficial no Brasil, portanto a perspectiva é de que o aparelho chegue primeiro através de importadoras, com um preço não muito amigável.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.