Problemas com o Firefox? Descubra como resolvê-los.

2 min de leitura
Imagem de: Problemas com o Firefox? Descubra como resolvê-los.

Como o Mozilla Firefox é um navegador que possui inúmeros add-ons (extensões ou complementos) é comum que o excesso de itens nele instalados gere conflitos e prejudique sua navegação. Muitas pessoas tem o costume de atualizar constantemente o browser e acrescentam tantas extensões que as novas acabam atropelando certas funções das antigas. É culpa do exagero de informação gerada no programa.

Mas antes que você comece a apontar defeitos, rebaixe-o e faça cruéis comparações com o Internet Explorer, saiba que o problema do Firefox tem solução. É possível — mesmo depois de lotar o navegador de add-ons — fazê-lo voltar à mais alta performance.

Aqui estão dois passos que poderão lhe ajudar a resolver rapidamente essa questão.

1. Faça um novo perfil.

O Firefox guarda suas informações pessoais como favoritos, senhas e preferências em um conjunto de arquivos chamado perfil, que é armazenado num local separado dos arquivos de programas do Firefox. Você pode criar vários perfis, cada um contendo um conjunto separado de informações do usuário. O Gerenciador de Perfis permite que você crie, exclua e troque de perfis. Apenas um perfil pode estar ativo por vez.

Para iniciar o Gerenciador de Perfis

Windows Vista:

  • Feche o Firefox.
  • Abra o menu Iniciar do Windows. Na caixa Iniciar Pesquisa, à esquerda, digite "firefox.exe -ProfileManager" (sem as aspas) e pressione Enter.

Digite

Windows 98, ME, 2000 e XP:

  • Feche o Firefox.
  • Abra o menu Iniciar na Barra de tarefas do Windows. Depois, selecione Executar.
  • Na caixa de diálogo Executar, digite "firefox.exe -ProfileManager" (sem as aspas) e clique em OK.


Para criar um perfil

  • Uma vez no Gerenciador de Perfis, clique em Novo perfil para iniciar o Assistente de novo perfil.
  • Você está dentro do Gerenciador de Perfis.

  • Clique em Avançar e digite o nome do perfil. Essa informação não será exposta na Internet.
  • Defina um nome para o perfil. Pode o seu próprio ou um apelido.

  • Você também poderá escolher onde armazenar o perfil, o que é útil se você planeja exportar seus dados e configurações para outro computador no futuro. Para escolher o local de armazenamento no seu sistema, clique em Pasta.
  • Para finalizar o novo perfil, aperte em Concluir.
  • O perfil novo será exibido no Gerenciador de Perfis.
  • Defina o usuário padrão para iniciar o navegador.

Se você escolher um local personalizado para o seu perfil, armazene-o em uma pasta nova ou vazia. Ao excluir o perfil, todo o conteúdo armazenado na pasta será excluído.

2. Remova add-ons manualmente

Se você possui bastante extensões instaladas, então é provável que uma delas esteja conflitando com o Firefox ou até mesmo com outro add-on ativo. Dentro do navegador, lá em cima, na barra de tarefas, clique em "Ferramentas" e selecione "Complementos".

Visualize todos seus add-ons nessa janela.

Você pode facilmente Desativar ou Desinstalar os complementos que quiser. Remova-os um a um a fim de descobrir qual deles é o causador de problemas.

Se nada disso funcionar, você sempre pode voltar para o Firefox 2. Mas não se esqueça de desinstalar completamente o Firefox 3 antes, senão você acabará com um defeito ainda maior nas mãos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.