Como Usar Google Talk

3 min de leitura
Imagem de: Como Usar Google Talk

Se o GMail (ou Google Mail) é considerando por muitos o melhor email que existe, por que não integrá-lo com um mensageiro instantâneo?

Muitos diziam que, após criar um buscador (o próprio Google), uma página para vídeos (Google Videos), um programa e site que envolve o mundo todo (Google Earth e Google Maps), tudo que faltava era um comunicador instantâneo. E foi aí que surgiu o Google Talk.

E é aqui que você vai conhecer cada canto desse programa que vem conquistando um espaço maior a cada dia.


Desde o início


Ao abrir o programa, basta entrar com o seu login e senha do Google. Se você ainda não tem uma conta no Google, é só clicar em “Não possui uma conta?” e preencher o breve cadastro. Se você marcar a caixa Lembrar senha, o programa vai entrar em sua conta automaticamente sempre que você abrir o programa (o que é ruim caso você divida o computador com outras pessoas).

Caso você tenha novos emails, avisos vão começar a “pipocar” no canto da tela (em cima do relógio) mostrando o título do email, quem o enviou e uma parte da mensagem. Se você clicar sobre um desses avisos, o email vai automaticamente abrir em seu navegador. Isso torna muito prático o uso do GMail.


Conheça a interface


O programa não é muito diferente de outros comunicadores instantâneos. No topo você encontra a logo do programa, configurações e ajuda. Além disso, você pode definir qual o seu apelido e mensagem pessoal, bastando clicar sobre ela.

Para alterar a sua imagem de exibição é só clicar na foto e imediatamente vão abrir várias opções que já vêm com o programa, como bichinhos simpáticos e alguns desenhos. Mas caso você queira usar a sua própria foto, clique em “Mais imagens” e procure pelo arquivo de imagem.

No botão Adicionar você pode acrescentar novas pessoas ao seu mensageiro. Ao clicar no botão, abrirá uma janela para você entrar com o email do seu (sua) amigo (a).

Clicando em Visualizar é possível alterar algumas coisas da interface, como não mostrar os contatos que estão desconectados ou classificar a lista por nome (e não por status, que é o padrão).


Batendo papo


Ao pousar o mouse sobre qualquer contato, você pode bater papo com ele clicando no botão. O funcionamento é muito simples, sendo que é só digitar a mensagem e pressionar ENTER. A mensagem vai aparecer imediatamente, seguida da foto do contato.

Para iniciar uma conversa com voz (um dos principais atrativos do programa) é só clicar em “Ligar”. Assim que o seu contato atender será possível conversar utilizando o microfone. Mas lembre-se de configurá-lo antes (veremos isso adiante).

Além de conversar por voz, você também pode clicar em “Enviar mensagem de voz” para deixar recados falados (mesmo que o seu contato esteja offline). Logo você ouvirá uma mensagem dizendo que você poderá deixar a mensagem após o “bip”. Grave o seu recado e clique em Finalizar. A pessoa vai receber um email de voz e poderá ouvi-lo.

Durante o bate-papo há um botão chamado “Enviar arquivos”. Com ele você pode enviar qualquer coisa que quiser para seu amigo. Caso esse botão não apareça, clique na flecha que você encontrará a função.


As configurações


Você encontra o botão “Configurações” no topo do programa. E logo abaixo, você confere detalhadamente sobre cada categoria de configuração.

Gerais: nesta seção você pode habilitar ou desabilitar o início automático com o Windows e como os seus contatos vão aparecer no programa.

Bate-papo: habilite ou desabilite o salvamento automático de conversas.

Bloqueados: visualize todos os contatos que já foram bloqueados e desbloqueie.

Notificações: aqui é possível configurar para que o GTalk exiba notificações por pop-ups, sons ou ambas as opções.

Conexão: coloque o seu próprio Proxy para conexão no Google Talk ou deixe o padrão (busca automática).

Áudio: defina qual o dispositivo de entrada de som (normalmente a sua placa de som) e qual o dispositivo que será usado para o microfone. Caso tenha mais de uma opção e o som não esteja funcionando, simplesmente tente todas as que estão disponíveis ali.

Aparência: mude a forma de como os chats irão aparecer na tela, deixando o visual como o do Orkut ou de um caderno, por exemplo.


O GTalk no GMail


Ao abrir o seu GMail é possível conversar como se estivesse no GTalk, através de uma opção no lado esquerdo da tela. O funcionamento é semelhante e inclui até mesmo conversas por vídeo.


Esperamos que agora você fique craque no Google Talk. Afinal, o programa vem apresentando novidades e promete melhorias para um futuro próximo. E nada melhor do que preparar o terreno.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.