Enquanto donos de PCs e até Linux aproveitam tranquilamente as vantagens de ter uma impressora 3D há tempos, quem tem um Mac esteve limitado, até agora, a ver os outros criarem objetos incríveis, já que o sistema operacional não era compatível com a tecnologia. Mas isso acaba de mudar, graças a uma atualização para o sistema CUPS da plataforma: com ele, seu aparelho Apple agora tem suporte a impressoras 3D simples.

Para quem não conhece, CUPS ou “Common Unix Printing System” (“Sistema Comum de Impressão Unix”, em português) é um sistema utilizado no Mac OS desde 2002, como base de suas ferramentas de impressão. Curiosamente, ele também é totalmente em código-aberto, o que deveria facilitar consideravelmente o desenvolvimento deste suporte – o que obviamente não aconteceu, no entanto, deixando a plataforma atrasada alguns anos na área.

Não limitando-se apenas à adição do suporte, a Apple também fez a correção de diversas falhas e bugs do CUPS em sua versão 2.1 release candidate 1, como o reparo no suporte da entrada de domínio na versão Linux do sistema. Outro ponto melhorado ficou para as fontes autoconf, que foram atualizadas.

Ainda limitado

É importante notar, aliás, que o suporte oferecido está limitado às impressoras 3D básicas. Modelos com filtros embutidos, por exemplo, não devem funcionar em seu Mac OS, ainda; considerando o número de marcas e modelos, cada um com seu próprio tipo de especificação, não seria nenhuma surpresa ver apenas uma fração delas funcionar, por enquanto. Mas quem sabe isso mude, se dermos à Apple mais dois ou três anos...

Scanner 3D e Impressora 3D Saiba mais no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: