Nova impressora 3D é capaz de "imprimir" frutas

1 min de leitura
Imagem de: Nova impressora 3D é capaz de "imprimir" frutas
Imagem: Joslin

Hoje em dia, as impressoras 3D podem ser utilizadas de inúmeras formas e para criar diversos tipos de objetos — elas até mesmo já foram usadas na reconstrução de um rosto, assim como você poder conferir ao clicar aqui. Agora, a novidade é que uma empresa Dovetailed (do Reino Unido), chegou com uma novidade realmente inédita.

De acordo com a companhia, o seu produto chamado de 3D Fruit Printer é uma impressora de três dimensões capaz de “imprimir” frutas. No entanto, os alimentados criados pelo aparelho não são como aqueles que você encontra na natureza, mas uma combinação de sabores diferentes com forma física, por assim dizer.

Bolotas de sabores variados ou inéditos

Para que isso possa acontecer, é utilizada uma técnica da gastronomia molecular, chamada Spherification, para converter líquidos em uma série de globos gelatinosos — neste caso, os líquidos são sucos de frutas misturados com ácido algínico. Por fim, tudo isso é despejado em um banho gelado de cloreto de cálcio.

Esse processo resulta em bolinhas gelatinosas que estão dentro de uma espécie de pele um tanto quanto líquida, sendo que isso pode ter o sabor que o operador da máquina desejar (é possível combinar frutas, por exemplo). Sendo assim, essa impressora consegue trabalhar com quaisquer líquidos com uma taxa baixa de cálcio.

Segundo Vaiva Kalnikaite, fundadora da Dovetailed, esse produto é capaz de “expandir as experiências da alimentação”. Além de tudo isso, a 3D Fruit Printer foi apresentada ao público neste último fim de semana, mas, ao que tudo indica, ela ainda não está sendo vendida.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.