Notebook solar e TV com sensor de iluminação fazem parte da linha ecológica da Samsung

2 min de leitura
Imagem de: Notebook solar e TV com sensor de iluminação fazem parte da linha ecológica da Samsung

Você se lembra do notebook alimentado por energia solar que a Samsung estava desenvolvendo? O gadget faz parte da linha sustentável Planet First, que trabalha ainda na criação de um player blu-ray que economiza energia, uma impressora que gasta menos tinta, um smartphone solar e um celular que é feito de garrafas recicladas. Em exposição na IFA 2011, o Tecmundo viu de perto da um deles. Confira:

Player blu-ray

AmpliarPlayer blu-ray é menor e economiza energia. (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O conceito BD-D7000 é 80% menor que a média dos players blu-ray do mercado e pode economizar até 41% de energia por ano. Com muito estilo, os botões de controle ficam na própria superfície do aparelho, que é sensível ao toque. Um receptor wifi  interno permite se conectar com apps online da Samsung.

Eco LED TV

AmpliarTelevisor tem brilho calibrado conforme ambiente. (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O modelo 46D8000 é um elegante televisor de 46” que, com a ajuda de um sensor de iluminação, economiza até 20% de energia por ano. O chamado “Eco Light Sensor” calibra o brilho e contraste da TV de acordo com a iluminação do ambiente, evitando desperdícios.

Ainda na preservação do meio ambiente, a Samsung garante que o backlight do televisor não faz uso de mercúrio, produto que pode contaminar a natureza se descartado de forma incorreta. A TV 46D8000 traz alto falantes embutidos e a tecnologia DLNA para se integrar a outros dispositivos.

Impressora verde

AmpliarAté 50% de economia de energia. (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

A ML-3710ND é uma impressora poderosa, capaz de economizar quase 50% de energia por ano em relação a modelos similares. O produto imprime até 80 mil páginas por ciclo na resolução 1200 x 1200dpi.

Notebook solar

AmpliarCarregador solar garante 1h de uso. (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Com a ajuda de um painel solar na tampa, este notebook consegue economizar até 18% de energia por ano. Ao deixar o aparelho se alimentando de luz solar por 2h horas, o usuário ganha 1h de uso ecológico. O plástico que compõe o modelo também é especial: não há halogênio em sua composição. Ponto para a natureza!

Especificações do NP-NC215S

  • CPU: Intel Pine trail-M
  • Memória RAM: 1GB ou 2GB
  • Armazenamento: 250GB ou 320GB
  • Tela de LED

Smartphone solar

AmpliarCelular ecológico traz painel solar. (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Além do notebook, um smartphone com teclado QWERTY e rodando Android Froyo pode ser carregado com a luz do sol. Por conta do tamanho reduzido do painel, em comparação com o notebook, o usuário consegue de 20 a 30 minutos de uso ecológico a cada 1h de carregamento solar. Não é muito, mas a intenção do conceito sem dúvidas é boa.

O plástico da capa do SPH-M580 é 70% reciclado e, os demais 30% não contém nenhuma substância que seja prejudicial ao meio ambiente, garante a Samsung.

Especificações SPH-M580

  • Sistema operacional: Android Froyo
  • Tela QVGA de 2.8”
  • Teclado QWERTY
  • Câmera de 2.0MP

Celular reciclado

AmpliarPainel solar fica na parte traseira. (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Um pouco menos potente que o smartphone, o celular SPH-M380 traz um sistema de stand-by eficiente que economiza a bateria do produto que não está sendo utilizado. O destaque fica por conta da carcaça plástica, completamente reciclada a partir de garrafas PET e sem substâncias tóxicas.

Especificações SPH-M380

  • Tela TFT sensível ao toque de 2.8"
  • Teclado QWERTY
  • Câmera de 1.3MP

Os produtos ainda são meros conceitos, mas já impressionam. Quem disse que não dá para aliar tecnologia de ponta ao ecologicamente correto?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.