A concorrência no mercado dos leitores digitais está cada vez mais feroz, portanto as empresas não podem parar no tempo. Pensando nisso, a Sony pretende anunciar na IFA 2010 (uma feira já tradicional no mundo dos eletrônicos) três novos modelos de e-readers para agradar o consumidor e alvancar as vendas de final de ano.

As três novas versões devem trazer melhorias na tela (em relação à claridade), que serão sensíveis ao toque, já que a Sony aposta que os compradores estão dispostos a pagar pela comodidade. De acordo com Steve Haber, presidente da divisão digital de leitores, “as pessoas compareceram e pagaram 100 dólares a mais por uma tela touch”.

A versão touch do Sony Reader

Fonte: Sony

Essa informação completa aquelas relacionadas à venda no último ano de leitores da Sony, uma vez que a empresa registrou maior venda de e-readers com a tecnologia touchscreen do que a versão de bolso menor e mais barata, porém sem a tecnologia inclusa.

Briga de gigantes

Outro ponto a se considerar é a baixa de preços que o último Kindle trouxe ao mercado. A Amazon vende a versão mais simples do leitor (com conexão sem fio) por 139 dólares. Além disso, é empresas como a Barnes & Nobles (com o nook) e a Apple (com o iPad) entraram com suas armas na briga, cada um com funções diferenciadas em seus leitores para atrair o público.

Entretanto, Haber afirmou para a agência Routers de notícias que “baixar os preços mais e mais não é a nossa direção. Nosso plano não é participar de uma corrida para o fundo”. Isso quer dizer que a Sony ainda não pensa em baixar os preços, mas sim trazer outros leitores para os usuários dispostos a pagar pelo produto da marca.

Versão pocket, touch e daily, em comparação

Fonte: Sony

A nova versão de bolso do leitor deve custar em torno de 179 dólares nos Estados Unidos, enquanto a versão de seis polegadas (munida de memória extra) chegará a 229 dólares. Além disso, a Sony ainda planeja lançar a nova versão do “Daily Edition Reader” no mês de novembro, que trará conexão 3G e uma tela ainda maior (certamente, para concorrer de forma direta com o Kindle DX).

Os lançamentos trarão também dicionário e novos títulos em sua loja digital, além de incluir reviews através de parceria com a rede social do site GoodReads. Para completar, espera-se ainda este ano aplicativos para o iPhone e para o leitor Android.

Cupons de desconto TecMundo: