Como recuperar arquivos apagados no iCloud Drive

1 min de leitura
Imagem de: Como recuperar arquivos apagados no iCloud Drive
Imagem: Wallconvert

Se você utiliza vários produtos da Apple, é bem provável que já esteja usufruindo do iCloud Drive, a plataforma de armazenamento na nuvem da Maçã. O serviço permite não apenas que os usuários mantenham documentos e informações sincronizadas entre todos os seus dispositivos, como também oferece versões web de programas como o Pages e o Keynote.

Mas, no fim das contas, como proceder caso você acabe apagando sem querer algum arquivo importante dentro desse servidor? Felizmente, embora muita gente não saiba disso, o iCloud Drive mantém os arquivos guardados por até 30 dias corridos após sua exclusão, permitindo que o usuário restaure as informações perdidas caso seja necessário.

O procedimento para realizar tal recuperação é extremamente simples. Primeiramente, acesse a versão web da plataforma (https://www.icloud.com/) e faça login usando as suas credenciais. Basta usar o mesmo email e a mesma senha que você utiliza em seu iPhone, iPad, iPod ou Mac OS X.

Em seguida, perceba que existe um menu dropdown no canto superior direito da tela. Clique nele e selecione a opção “Ajustes do iCloud”. Você deve ser redirecionado para uma página contendo todas as opções de personalização do serviço, e que também informa vários dados pessoais do usuário (espaço de armazenamento disponível, Apple ID, idioma, fuso horário etc.).

Avance até o final dessa página e encontre a seção “Avançado”. Nela, você deve clicar no link “Restaurar arquivos”, como exemplificado na imagem logo abaixo. Espere até que o sistema vasculhe a sua conta e apresente uma lista com os documentos apagados que podem ser recuperados. É possível filtrar tal inventário por nome ou data de exclusão.

Tudo o que você precisa fazer agora é selecionar os arquivos desejados (marcando a caixa de seleção logo ao lado de seus nomes) e clicar no link “Recuperar arquivos”. Todos os itens serão imediatamente colocados de volta em seus diretórios originais, seja no Pages, no Number ou no Keynote. Vale ressaltar que o iCloud Drive só mantêm seus dados salvos durante 30 dias após a exclusão – sendo assim, não é possível restaurar documentos mais velhos do que isso.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.