A Google anunciou nesta semana que já oferece suporte à conversão automática de anúncios em Flash para a linguagem HTML5. O processo é realizado no momento em que o upload das propagandas é feito via AdWords, AdWords Editor e também através de certas ferramentas desenvolvidas por terceiros. Na prática, significa que as publicadoras poderão abocanhar uma fatia maior de consumidores, pois o suporte ao Flash por browsers é agora dispensável.

A versão dos anúncios convertidos de Flash para HTML5 para as ferramentas Google Display Network e DoubleClick Campaign Manager agora exibe a “imagem original”, e não mais uma bandeira estática. O mecanismo encontra-se ainda em estado de desenvolvimento; é por isso que nem todas as extensões em Flash podem ser convertidas de modo automático.

“Nem todas as propagandas em Flash podem ser convertidas para HTML5. Para verificar se seu anúncio será convertido, faça o upload do arquivo para o Swiffy. Se esta ferramenta for capaz de converter a extensão, então sua propaganda será também convertida automaticamente ao ser upada via AdWords”, explica a própria Google.'

Os esforços de conversão de Flash para HTML5 não são recentes. A ideia de se converter de forma automática os anúncios data de setembro de 2014. Em 2010, vale lembrar, o YouTube chegou a testar uma “versão especial” de um reprodutor HTML5 de vídeos. No mês passado, o popular site de hospedagem e reprodução de vídeos finalmente implementou o conversor de Flash para HTML5 em seu mecanismo nativo. 

Cupons de desconto TecMundo: