Museu da História dos Computadores libera detalhes do DOS para Apple II

1 min de leitura
Imagem de: Museu da História dos Computadores libera detalhes do DOS para Apple II

(Fonte da imagem: Reprodução/9to5 Mac)

O Museu da História dos Computadores anunciou na última terça-feira (12) a publicação de documentos que revelam o código-fonte da versão do DOS usada no computador Apple II. O sistema operacional possui grande importância histórica por ter sido utilizado naquele que é o primeiro computador da empresa da Maçã que conta com um monitor separado de seu corpo.

Segundo uma postagem no site oficial do museu, Paul Laughton da Shepardson Microsystems foi contratado para escrever a versão DOS do computador contando com um prazo de somente 7 semanas para finalizar o projeto. Na época, ele recebeu US$ 13 mil de Steve Jobs para escrever um gerenciador de arquivos, uma interface BASIC e alguns utilitários para o aparelho.

Além dos documentos relativos ao DOS, Laughton também contribuiu com documentos relacionados a anotações sobre o projeto e o contrato original estabelecido entre ele e Jobs. A instituição também está liberando dados sobre o código-fonte de aplicativos como o Macpaint, Quickdraw e o Adobe Photoshop original.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.