Telas pequenas: aproveite cada polegada

3 min de leitura
Imagem de: Telas pequenas: aproveite cada polegada

Quando as pequenas telas chegaram ao mercado, muita gente gostou e aderiu à ideia que até um tempo atrás parecia inviável: pequenos computadores com boa resolução e que ainda conseguem a vantagem deste século, a tal da mobilidade. São smartphones – especialmente os modelos com telas maiores como os desejados iPhone, Nokia N97 e N9000 – netbooks, notebooks pequenos e ainda com a exigência de resoluções boas. Seria pedir um pouco demais, por isso, os usuários e os desenvolvedores devem andar de mãos dadas.

Pensando nessa situação um tanto complicada, o Baixaki selecionou as melhores dicas para você aproveitar da melhor maneira as polegadas da sua telinha, sem perder desempenho, usabilidade e o que interessa: compreensão dos conteúdos. Então, se você gostaria de ler notícias, ver fotos e ainda trabalhar com um desses pequeninos, fique ligado no que guardamos para você, afinal é sempre bom saber como explorar melhor os seus potenciais.
Conhecendo o desafio

Foi preciso avaliar as necessidades e estilos de uso de cada tipo de usuário. Existem aqueles que têm preferência pela navegação web. A esses usuários, recomendamos algumas dicas específicas. Já aqueles que utilizam aplicativos em geral, que normalmente não podem ser agregados em apenas uma janela, precisam de outros conselhos, pois as necessidades de uso alternam conforme quem está operando o sistema.

Assim, começamos com dicas gerais, de maneira que quaisquer pessoas que façam uso de netbooks sejam capazes de aproveitar melhor as telas. Digamos que você esteja acessando seu site de notícias favorito ou então está procurando algum vídeo em específico no YouTube. Normalmente, esse tipo de busca exige alguma liberdade de visualização maior do que as telinhas permitem e que os navegadores emolduram. Assim, este problema de área aproveitada em tela pode ser resolvido com um simples gesto: teclar o F11 no seu teclado.

Use o F11 para ver a tela cheia!

Ainda sobre os navegadores; muitos deles já têm funções imprescindíveis para o conforto na hora de navegar até mesmo quando o assunto é tela grande. Porém, nas telas pequenas o uso de abas é mais do que providencial: é uma bênção. Pode parecer um pouco exagerado, mas você já pensou em acessar vários conteúdos simultaneamente e que cada um destes estivesse em uma janela separada? Confuso não é?

Então, os desenvolvedores de software – tanto livre quanto comercial – trouxeram algo que melhorou a navegação. Atualmente, qualquer navegador que deseje ser competitivo no mercado precisa ao menos trabalhar com abas. Assim, o usuário consegue manter todo o seu conteúdo em apenas uma janela que, por sua vez, é dividida em várias outras abas, de modo a poupar espaço na Área de Trabalho.

Além disso, existem aqueles outros que trabalham com interface reduzida – como é o caso do Google Chrome. O navegador do gigante das buscas é um dos mais compactos, já que não traz a barra superior convencional como os outros produtos do mesmo estilo. Em vez de tratar a informação como seus concorrentes, o Chrome oferece o topo da sua interface de maneira livre, para que as abas sejam colocadas de maneira simples, que permita a fácil localização daqueles conteúdos. Portanto, se você depende muito de netbooks, o Chrome pode ser uma boa pedida na hora de economizar espaço. Ainda vale lembrar que a tecla F11 vale para todos os navegadores.

Divida sua tela!

Além disso, os dispositivos de tela pequena ainda podem ter a sua área dividida em campos próprios. Porém, para fazer esse tipo de distribuição é preciso utilizar algum dos programas sugeridos aqui, como o GridMove ou o Acer GridVista, que partem o monitor em vários setores nos quais as janelas são encaixadas  para um melhor aproveitamento. A configuração deles é bem simples e parecida: rodam em background e possuem o painel de controle ativado através do menu de contexto (clique com botão direito).

Divida sua tela com os programas!

Tela dividida, melhor aproveitamento do espaço

O modo de divisão só depende da sua necessidade de uso!

Muito bem, agora que você já conhece alguns dos segredos para aproveitar melhor a tela de seu netbook ou notebook, opine a respeito. Você acha que as telas são muito pequenas para uma leitura efetiva? Quais medidas poderiam ser tomadas para que o leitor não precisasse inventar métodos para ler melhor nesses dispositivos?. Conte para a gente no seu comentário!

Fique ligado para mais dicas no Baixaki!

Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.