Tira-Dúvidas: processador multinúcleo, gravação de DVD e formatação de notebooks

3 min de leitura
Imagem de: Tira-Dúvidas: processador multinúcleo, gravação de DVD e formatação de notebooks

Qual a velocidade que devo utilizar na hora de gravar um CD ou um DVD? Quais as diferenças entre os processadores Pentium Dual-Core e Core 2 Duo? Não tenho o CD do Windows, como faço para formatar meu notebook? Esses são os temas de hoje do nosso amado e idolatrado Tira-Dúvidas.

E aí, vamos lá?

Velocidade de gravação para CDs e DVDs

Dúvida enviada por Laerte Martins.

Na seção de artigos dicas e tutoriais, no artigo ‘Gravando um CD de áudio no Windows Media Player ou no iTunes’, vocês recomenda que deixe na velocidade lenta na hora de gravar o CD através do Windows Media Player.
A minha dúvida é a seguinte, a mesma dica vale também para o programa de gravação do Nero ou não ? Se não, então qual seria a velocidade de gravação recomendável para o programa do Nero e a mesma velocidade deve ser usado tanto pra CD e DVD, pra não forçar tanto o gravador e também pra que as gravações sejam bem sucedidas ?


Olá, Laerte! Sim, vale também para o Nero e para todos os programas análogos de gravação. Pense assim: você desempenha melhor suas tarefas quando as faz com calma ou com pressa? Pois é, o mecanismo é o mesmo. Dessa forma a relação entre a velocidade e a qualidade da gravação é inversamente proporcional: quanto mais lenta a gravação, melhores serão os resultados. Você não precisa, contudo, apelar sempre para a velocidade mínima; gravações em 2x, 4x e até em 8x costumam render bons frutos.

Formatando o notebook sem ter o CD do Windows

Dúvida enviada por Salvador Soares Cruz Jr.

Olá galera do baixaki,eu comprei um computador notbook que não veio o cd do windows,gostaria de saber se caso eu quiser formatar a maquina,como faço para realizar tal tarefa?(o sistema operacional é o windows Vista).Ele é um notbook,que e ACER modelo aspire 7720. Valeu galera,e parabens pelo otimo nivel de trabalho que toda a equipe vem protagonizando.

Olá, Salvador! Antes de qualquer coisa, vamos ressaltar que você deveria ter exigido o CD do Windows quando comprou seu notebook: ele é a garantia de que você adquiriu um software original. A solução é pegar o CD de instalação do Windows Vista emprestado com algum amigo, mas antes disso anote a chave do seu produto (Serial Key) – ela pode ser encontrada ao acessar Painel de Controle -> Sistema. Com ela em mãos, qualquer instalação do Windows Vista é válida; daí para frente, você pode formatar seu PC sem medo.

sk

Processadores multinúcleo e suas características

Dúvida enviada pelo Igor, de Barracão.

Olá Baixaki, meu nome é Igor e sou de Barracão no Paraná, minhas dúvidas são em relação aos processadores de mais de um nucleo:
-1: Eu fui numa loja de informática pra comprar um computador novo, e o técnico me disse que existe uma diferença entre Processador Dual Core e Core 2 Duo, essa diferença existe, se sim, quela é?
-2: Na mesma loja o técnico me disse que esses processadores são multiplicativos, ou seja, ele ia me oferecer um processador Dual core de 2.22 Ghz, e disse que Eu teria um clock de 4.44 Ghz, isso é verdade, ou seja, esse clock (2.22 ) é referente a cada nucleo do processador? E se eu for executar um jogo que necessite de no minimo 3.0 Ghz eu terei um bom desempenho, não é?
 Espero resposta em alguma seção de "TIRA-DUVIDAS", pois tenho certeza da competência da equipe do Baixaki, lembrando sempre que sou seu grande fã, e que tenha muito respeito e admiração pelo maravilhoso site.
 Obrigado.


Olá, Igor! Comecemos pela pergunta número dois: sim, processadores multinúcleo são multiplicativos. A verdade é que o sistema operacional trata cada um dos núcleos como se fosse um processador distinto, tendo cache próprio (pelo menos na maioria dos casos) e processando as instruções em paralelo. Dizer que um dual-core de 2.22 GHz teria um clock real de 4.44 GHz, entretanto, é equivocado: apesar de, na prática, o desempenho melhorar significativamente, “dobrar” o clock do processador não é a fórmula correta para defini-lo – respondendo a última parte, sim! Você terá um bom desempenho em um jogo que necessite de 3 GHz.

Voltando à questão número um: sim, Dual-Core e Core 2 Duo são coisas diferentes. Enquanto o Dual-Core é um modelo multinúcleo de Pentium, o Core 2 é uma arquitetura completamente diferente: pode se dividir entre Core 2 Duo (dois núcleos), Core 2 Quad (quatro núcleos) e Core 2 Extreme (para entusiastas).

E aí, este Tira-Dúvidas foi útil? Lembre-se de que você também pode nos mandar suas perguntas! Basta enviar um e-mail para:

em

Teremos o maior prazer em responder. Um abraço, e até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.