Gráficos do futuro: veja como o visual dos próximos jogos pode ser

1 min de leitura
Imagem de: Gráficos do futuro: veja como o visual dos próximos jogos pode ser

Com o passar dos anos, os jogos de video game têm se tornado cada vez mais realistas, principalmente no que diz respeito aos gráficos. Contudo, assim como muita gente já deve ter imaginado, essa evolução está longe de acabar, sendo que a companhia OTOY está mostrando o que pode ser feito em um futuro próximo.

No vídeo acima, você pode conferir os resultados do Brigade 3, tecnologia que ainda está em desenvolvimento pela empresa citada acima. Caso você não saiba o que é isso, aqui vai uma pequena explicação: Brigade é uma tecnologia de Path tracing, baseada em Ray Tracing, para renderizar ambientes digitais de altíssima qualidade em tempo real — com efeitos muito avançados e precisos de iluminação, tais como reflexos, refrações e sombras naturais.

Abrindo as portas da realidade virtual

Este renderizador utiliza um número praticamente ilimitado de texturas, assim como é capaz de trabalhar com atualizações rápidas de cenas, um número quase ilimitado de polígonos, quebras físicas que simulam ângulos de vista reais e diversos outros detalhes que garantem gráficos muito realistas.

Por conta disso tudo, Brigade 3 deve ser algo muito útil para os jogos de video game do futuro, principalmente os que forem voltados para realidade virtual — algo que já é bastante comentado com a Oculus VR e outras companhias do ramo.

Cena renderizada em tempo real com 2 GeForce Titan (Fonte da imagem: Reprodução/YouTube)

Um longo caminho pela frente

Durante o vídeo, um efeito pontilhado, como uma espécie de ruído, pode ser visto sempre que as cenas entram em movimento. Isto acontece porque toda a cena é baseada no comportamento dos raios de luz e, para aumentar o desempenho a ponto de processar tudo em tempo real, é necessário sacrificar a quantidade destes raios.

Este é um problema que pode ser amenizado com diversas técnicas de software, mas também com a evolução rápida do poder de processamento das placas de vídeo. A demonstração do Brigade 3 foi realizada utilizando duas placas de vídeo NVIDIA GeForce Titan. Uma nova Titan Z, anunciada recentemente pela NVIDIA durante a sua conferência na GTC 2014, já seria capaz de produzir resultados muito melhores, principalmente se fosse mantida a configuração dupla de placas.

Retomando a questão da Realidade Virtual, os criadores citam vantagens como a eliminação de shaders para a distorção de imagem, o que facilita a criação de gráficos mais naturais aos olhos humanos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.