Beethoven ganha doodle do Google em seu aniversário de 245 anos

1 min de leitura
Imagem de: Beethoven ganha doodle do Google em seu aniversário de 245 anos

Apesar de alguns teóricos afirmarem que tenha nascido no dia 16, Ludwig van Beethoven foi registrado no dia 17 de dezembro de 1770, na cidade prussiana de Bonn, que atualmente faz parte do território da Alemanha. Se ainda estivesse vivo, o compositor estaria celebrando hoje os seus 245 anos, e para celebrar a data o Google preparou um doodle especial sobre um dos maiores nomes da música clássica.

Trata-se de um minigame em que acompanhamos Beethoven da hora em que sai de casa até chegar a uma casa de concertos e apresentar suas obras, mas no caminho uma série de infortúnios acontece e precisamos ajudá-lo a coletar suas partituras espalhadas. Em cada uma das quatro etapas, basta organizar as páginas na ordem correta para ouvir pequenos trechos de algumas das obras mais famosas compostas pelo alemão, como a 5ª Sinfonia, Für Elise, Sonata ao Luar e Ode à Alegria.

Beethoven passou grande parte de sua vida sofrendo de uma condição que o fez perder a audição gradativamente ao longo dos anos, mas ele nunca chegou a ficar completamente surdo, como costumam dizer. Quando faleceu, em 1827, milhares de pessoas saíram às ruas para acompanhar o seu cortejo fúnebre, tamanha era sua popularidade já naquela época.

E mesmo hoje, suas criações musicais são estudadas e reverenciadas como algumas das mais belas e importantes composições já escritas. Como exemplo, podemos citar a história da criação dos primeiros CDs, que quando foram lançados possuíam uma capacidade de tocar continuamente por 72 minutos, que é justamente a duração da 9ª Sinfonia, talvez a obra mais famosa de Beethoven, publicada em 1924.

Você as composições de Beethoven? Qual é a sua favorita? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.