A Google acaba de registrar uma patente bastante inusitada. De acordo com o registro, trata-se de um mecanismo para coleta de sangue sem a utilização de uma agulha, o que pode ser utilizado com um sistema vestível ou algo a ser aplicado na ponta do dedo dos pacientes.

A patente, que foi publicada recentemente, mas ainda não foi aprovada, descreve o sistema como sendo um mecanismo que envia um gás para um compartimento contendo um micro partícula que perfura a pele. Uma vez que o sangue começa a sair, ele é imediatamente sugado para o compartimento. "Essa aplicação pode ser utilizada para coleta de sangue em pequena quantidade, como em testes de glicose", afirma a Google.

Imagens da patente da Google para o mecanismo de coleta de sangue sem agulha.

Curioso sobre a aplicação dessa patente, o site The Verge entrou em contato com a Google por email questionando sobre as ideias que a empresa tem para esse projeto. A reposta foi a seguinte: "Nós registramos patentes para diversas ideias – algumas das quais maturam e se tornam produtos ou serviços reais um dia, outros não. O registro de patentes não deve ser encarado como a prévia de anúncio de novos produtos".

Imagens da patente da Google para o mecanismo de coleta de sangue sem agulha.

Ainda é difícil afirmar que a Gigante das Buscas está trabalhando em mecanismos para facilitar a coleta de sangue. Como a própria empresa afirmou, o registro de patentes não é uma garantia de que algum produto com aquela funcionalidade será lançado. Teremos que esperar para ver se esse mecanismo que não utiliza agulhas será disponibilizado algum dia.

Cupons de desconto TecMundo: