Ao que parece, a Google perdeu a batalha para a União Europeia. Agora, a Gigante das Buscas está realizando algumas mudanças na maneira em que ela oferece propagandas aos usuários na Europa.

Como você pode conferir neste link, uma nova política de consentimento foi publicada nesta semana. A principal alteração é que, agora, o AdSense precisa pedir para qualquer site que seja utilizado por europeus um consentimento explícito para que os navegantes possam ser rastreados.

"O usuário deve usar esforços comercialmente razoáveis para obter consentimento para quaisquer coletas, compartilhamento e uso de dados que aconteçam em qualquer site, aplicativo, publicação de email ou outra propriedade como consequência do seu uso dos produtos do Google, e para divulgar claramente estas ações", diz a nova política.

Grande parte da receita da Google vem das propagandas online. Para direcionar os anúncios, a empresa e os sites costumam coletar dados (como os cookies) — e é exatamente isso que a União Europeia luta contra.

Por causa da mudança, provavelmente a maioria dos grandes sites também vão alterar a forma que pegam os nossos dados, já que os europeus acessam praticamente os mesmos domínios que nós.

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