Google libera versões “light” de sites para navegação móvel mais ágil

1 min de leitura
Imagem de: Google libera versões “light” de sites para navegação móvel mais ágil
Imagem: Android Police

Em um país onde a tecnologia de internet móvel é bastante limitada e, principalmente, muito cara, qualquer economia de dados no acesso a conteúdos online é muito bem-vinda. Pensando nisso, a Google está implantando, a partir desta semana, um sistema de compactação de conteúdo visualizado. Isso para aumentar a velocidade de acesso a sites e diminuir a quantidade de dados gastados para tal, fazendo com que se pague menos por serviços de conexão móvel.

O Brasil, um dos países que mais consomem internet no mundo e que vem crescendo vertiginosamente no uso de dispositivos móveis para se conectar, é a segunda nação a receber esse serviço, logo depois da Indonésia.

Os resultados por lá foram muito satisfatórios: diminuição do uso de dados em 80% e aumento de 50% no acesso de páginas, o que é bom para todo mundo – a gente navega sem dor de cabeça e a Google arrecada mais com publicidade visualizada.

Economia de dados em redes lentas

O processo funciona da seguinte maneira: quando uma conexão mais lenta é detectada, por exemplo a 2G, o navegador automaticamente transforma a página que está sendo visitada em uma versão extremamente mais leve, ignorando certos conteúdos muito grandes, mas exibindo a página quase em sua totalidade. Imagens são redimensionadas para não consumir dados demais e os textos são exibidos de modo mais limpo.

Caso o usuário deseje, por algum motivo, acessar o conteúdo original do site, é simples – basta tocar em um botão na parte superior da tela.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.