A Google está disseminando sua presença nos mais variados campos da tecnologia e também da indústria tradicional. A mais recente investida da empresa se chama “Project Jacquard”, que consiste basicamente em tornar tecidos materiais condutíveis capazes de interagir com smartphones e outros equipamentos eletrônicos. A novidade foi demonstrada na Google I/O 2015.
Até o momento, entretanto, os tecidos do projeto funcionam mais ou menos como trackpads, identificando o toque humano e interpretando ações das mais variadas. Isso é possível graças à forma como o tecido é construído, que aparentemente consiste em introduzir fios metálicos na produção têxtil.
Nossos vídeos em destaque
Detalhes mais técnicos ainda não foram liberados, mas esses tecidos trabalhados com elementos metálicos precisam ser integrados a um pequeno componente eletrônico que interpreta os toques e envia os comandos para smartphones pareados. O método de comunicação é um tipo de WiFi de baixa potência e de mínimo consumo de energia. Seria o Weave?
Por enquanto, a ideia de como usar os tecidos Jacquard ainda é um tanto vaga. Espera-se aplicar isso em roupas, mas não foram definidas utilidades realmente úteis para a tecnologia ainda. A divisão ATAP da Google, responsável pela criação, pretende dar mais detalhes sobre o projeto em breve.
)
)
)
)
)
)
)