Paz na internet: Google quer acabar com os spoilers nas redes sociais

1 min de leitura
Imagem de: Paz na internet: Google quer acabar com os spoilers nas redes sociais
Imagem: DeviantArt/Nylten

Um dos principais motivos de brigas, desilusões e rompimento de amizades na era da internet, os spoilers continuam sendo praticamente inevitáveis para qualquer pessoa que passa parte dos seus dias navegando pelas redes sociais. Por mais que atualmente seja uma verdade incontestável que é muito difícil escapar de informações indesejadas em serviços como o Facebook e o Twitter, a Google tem planos para mudar essa realidade.

Recentemente, o site Quartz descobriu uma nova patente da gigante das buscas em que a empresa detalha um sistema que acompanharia seu progresso em quaisquer programas, livros, jogos ou filmes que você desejar e bloquearia postagens com potenciais spoilers. Para evitar injustiças, a novidade não eliminaria as mensagens propriamente ditas, mas sim ocultaria seu conteúdo e emitiria um popup de alerta caso você tentasse abri-lo.

No exemplo visível na imagem acima, presente no documento da patente, vemos um exemplo de como o recurso de combate aos spoilers poderia funcionar. Nesse caso vemos alguns membros de um grupo que assiste a determinado programa de TV: Alex, Jane e Bob (o último sendo a potencial vítima). Como o progresso de Alex é maior que o de Bob, o alerta é emitido para prevenir a leitura da postagem descuidada e, assim, impedir brigas desnecessárias.

Utopia?

Até o momento, toda a ideia não passa de uma simples patente e pode até mesmo nunca chegar a se tornar algo funcional. Ainda assim, a possibilidade nos faz ponderar sobre como o mecanismo funcionaria, isto é, se seria necessário catalogar manualmente cada filme, game, seriado ou livro que você pode querer ler, assistir ou jogar algum dia, ou se o sistema tiraria essas informações de serviços como Netflix e Amazon, entre outros.

E aí, o que você achou da ideia? Acredita que esse é um passo necessário para a paz mundial na internet? Pensa que toda essa história de spoilers e brigas nas redes sociais não faz valer o gasto de tempo e dinheiro necessários para desenvolver precauções? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.