Depois de muita espera e de centenas de especulações que surgiram na rede mundial de computadores, a Google finalmente acaba com o mistério e mostra para o público o Chrome OS, o sistema operacional da gigante da internet. O mais recente sistema operacional lançado é baseado na ideia de que todos estão conectados à internet quase o tempo todo e querem rapidez e praticidade em suas atividades rotineiras.

Por isso a Google desenvolveu um sistema capaz de ser iniciado em 60 segundos e que faz uso de aplicativos online para a realização de suas tarefas. Conheça agora as principais características e funcionalidades do tão esperado Chrome OS.

Velocidade não é um problema

O Chrome OS impressionou aqueles que acompanharam o evento da Google, principalmente pela velocidade de carregamento do sistema. Em menos de um minuto o usuário já pode acessar as ferramentas disponíveis, ler seus emails e ouvir música sem problema algum.

Sistema sendo carregado

Mas a rapidez não está apenas no carregamento do sistema. Depois de entrar em modo de espera, basta um toque no mouse para que, quase instantaneamente, as ferramentas e opções do sistema possam ser utilizadas como se nada tivesse acontecido.

Segundo a Google, o fator limitante de velocidade é, na verdade, o quão rápido o usuário consegue mexer o mouse. Embora isso não possa ser levado ao pé da letra, não há como negar que as demonstrações da conferência em São Francisco passaram essa impressão.

Trabalhando offline e múltiplas contas

Aplicativos podem ser usados em modo offlineObviamente nem sempre é possível estar conectado à internet, uma vez que todos estão sujeitos a problemas nas operadoras ou à falta de um ponto para conexão. Para não tornar o sistema inutilizável com a falta a internet, o Chrome OS possui um recurso para trabalhar offline, disponibilizando as ferramentas mesmo sem estar conectado.

O Google Docs, por exemplo, poderá ser utilizado normalmente no modo offline. As alterações feitas nos documentos serão automaticamente sincronizadas com os documentos online assim que o computador estiver conectado na internet.

Além disso, o Chrome OS também suporta múltiplas contas de usuários, permitindo que outras pessoas utilizem o sistema como “convidados” e executem as aplicações em modo anônimo. Para garantir a privacidade, todos os arquivos e informações dos usuários são encriptados por padrão.

Impressão nas nuvens

Uma das características mais interessantes do Chrome OS apresentadas diz respeito à impressão. Utilizando o Google Cloud Print o usuário poderá enviar documentos para a impressora de casa de qualquer lugar.

Atualizações e segurança

As atualizações do Chrome OS serão realizadas automaticamente. O sistema será atualizado em intervalos pequenos (semanas). O objetivo é tornar o processo mais rápido do que o apresentado pelos outros sistemas operacionais no mercado.

O SO

Para evitar problemas de segurança, o sistema foi criado para suportar atualizações automáticas, verificações no boot, encriptação dos dados dos usuários e também utiliza conceitos de sandboxing. Toda vez que o computador é ligado são feitas verificações no boot para buscar alterações que podem ter sido feitas sem a autorização do usuário.

Parcerias e planos 3G

Embora já tenha sido anunciado oficialmente, o sistema operacional da Google deve chegar ao mercado apenas na metade de 2011 em máquinas da Samsung e Acer, as quais serão equipadas com processadores da Intel. As especificações fazem parte de uma parceria firmada entre a Google e as três empresas.

Além disso, os usuários poderão contar com o Cr-48, o Netbook da Google. Com tela de 12”, teclado grande, conexão 3G e Wi-Fi, a máquina da gigante da internet conta com 8 horas de bateria e webcam.

As características do netbook da Google

Uma característica interessante da máquina apresentada é o fato de ela  não possuir discos rígidos, uma vez que o Chrome OS é carregado apenas em memórias read-only (somente leitura). Todos os arquivos do usuário são armazenados na internet.

Além da parceria com Samsung, Intel e Acer a Verizon também entrou na brincadeira e anunciou um plano 3G de 100 MB de transmissão de dados gratuitos por dois anos para os usuários. Depois desse período, o plano passará a custar US$ 10 por dia para acesso ilimitado.

.....

Depois de muito esperar, os usuários finalmente puderam ter uma luz do que será o novo sistema operacional da Google. Muitos problemas ainda precisam ser corrigidos, principalmente no que diz respeito à computação das nuvens, mas não há como negar que o SO promete mudar a forma com a qual o usuário interage com o computador e principalmente com a internet.

E você, usuário, o que achou no Chrome OS? Não deixe de enviar sua opinião a respeito do sistema operacional de uma das maiores empresas da internet.

Cupons de desconto TecMundo: