Apple perde lugar para a Google em streaming de mídia

1 min de leitura
Imagem de: Apple perde lugar para a Google em streaming de mídia

A chegada do Google Chromecast fez grande diferença no mercado de streaming de TV. Lançado neste ano, o gadget roubou uma fatia considerável dos usuários e hoje se encontra em segundo lugar no ranking dos EUA, superando o Apple TV. O Roku ainda está com a coroa e segura o primeiro lugar desde 2012.

Os resultados podem ser vistos no estudo do Parks Associates, que ainda revelaram a entrada de um novo concorrente, o Amazon Fire TV, que já segura a quarta colocação. "O mercado está mudando rapidamente por causa desses novos hábitos de mídia digital. A Roku oferece um stick (como um pendrive) e a Amazon Fire TV também, deixando a Apple como única grande fabricante sem um stick nessa categoria", comenta Barabara Kraus, diretora de pesquisa na Parks.

As escolhas de conteúdo dos consumidores também estão mudando sobre serviços OTT (sem aparelho físico), com a Showtime e a Sony planejando o lançamento de concorrentes ao Netflix e HBO, segundo a pesquisa.

"Mais de 25% das casas nos EUA terão um sistema de mídia dedicado em 2015, e, em 2017, cerca de 50 milhões de aparelhos como esses serão vendidos globalmente", disse Kraus. "O baixo custo transformará estes gadgets em presentes populares nas datas comemorativas, e a corrida para atender a demanda dos consumidores por vídeos online tornará essa categoria um tópico quente na Consumer Eletronic Show 2015".

Streaming de mídia — Ranking

  • 1° Lugar: Roku (29%)
  • 2° Lugar: Google Chromecast (20%)
  • 3° Lugar: Apple TV (17%)
  • 4° Lugar: Amazon Fire TV (10%)
  • 5° Lugar: Sony (4%)
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.