Doodle homenageia o criador dos Diagramas de Venn usados na matemática

1 min de leitura
Imagem de: Doodle homenageia o criador dos Diagramas de Venn usados na matemática

Hoje, o doodle da Google resolveu homenagear o 180º aniversário de John Venn, matemático e filósofo inglês que nasceu no dia 4 de agosto de 1834. Os amantes da ciência exata dos números já reconheceram uma de suas criações por causa de seu sobrenome: os Diagramas de Venn, método de representação utilizado principalmente na Teoria dos Conjuntos.

O doodle interativo emprega a ideia dos círculos da criação de Venn para correlacionar dez objetos diferentes separados em dois conjuntos. Do lado esquerdo, pode-se selecionar entre as opções “Mamíferos”, “Musical”, “Transporte”, “Vegetação” e “Vida Marinha”. Do lado direito, para se relacionar com as opções do lado oposto, escolhe-se entre as alternativas “Minúsculo”, “Com asas”, “Melhor no frio”, “Tem casca” e “Mítico”.

Selecionado as opções “Mamíferos” e “Com asas”, por exemplo, a intersecção dos conjuntos mostra um morcego, único mamífero naturalmente capaz de voar. A animação em homenagem a John Venn ficará disponível no dia de hoje, mas poderá ser consultada posteriormente no arquivo de doodles da Google.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.