A blogueira francesa Caroline Doudet visitou o restaurante Il Giardino, no sudoeste do país, e não gostou nada do lugar e do atendimento. Para publicizar a opinião, escreveu uma crítica em seu site de cultura, o Cultur'elle, com cerca de três mil seguidores no Wordpress. O resultado? Uma multa de R$ 4 mil e uma ordem para alterar o texto.

Esse caso curioso aconteceu em uma corte francesa: um juiz local condenou a blogueira porque o texto estava popular demais na pesquisa do Google, sendo o quarto resultado quando o nome do restaurante era buscado. Por conta do texto, descrito pelo dono do restaurante como "mais um insulto do que uma crítica", o estabelecimento teria sofrido "prejuízos injustos".

Além da multa e das taxas com a corte (que praticamente dobraram o valor gasto), Caroline foi ordenada a alterar o título, que dizia que o restaurante era "um lugar para evitar". Como a decisão foi tomada de emergência, ela resolveu fazer a própria defesa no tribunal. O estabelecimento não entrou em contato com a moça antes do processo.

No fim das contas, Caroline apagou a postagem feita em agosto de 2013 (mas que ainda está disponível nos arquivos da internet), e disse ao site Wired que lamenta que um só texto tenha feito tanto alarde. Ela diz estar surpresa e enojada com a atitude — e que vai se preocupar a cada nova resenha que for publicar no futuro.

Cupons de desconto TecMundo: