Por muito tempo parecia estranho pensar que as pessoas poderiam controlar smartphones apenas com a voz — ou vai dizer que dois anos atrás era normal dizer: “Ok, Google Now! Lembre-me de acordar em cinco horas”? Felizmente, a tecnologia avançou muito nos últimos anos e isso permitiu a criação de uma grande quantidade de novos recursos para os consumidores, incluindo isso que acabamos de dizer.

Estamos falando do controle de voz para smartphones, que ficou tão famoso graças aos sistemas Siri e Google Now, que permitem a interação entre voz e aparelho com uma grande gama de possibilidades. E por falar no Google Now, o app da gigante de Mountain View acaba de ganhar atualizações bem interessantes e agora está com muito mais suporte aos comandos de voz em português.

Mais recursos em português?

Isso mesmo! A partir de agora a quantidade de comandos que podem ser enviados em português está muito maior, permitindo que os consumidores criem diversos lembretes, acessem informações e até mesmo executem aplicativos por meio do sistema de reconhecimento de voz da Google. No vídeo postado no topo da notícia, você pode conferir um pouco mais sobre o sistema.

(Fonte da imagem: Reprodução/Manual do Usuário - Rodrigo Ghedin)

Quem fez as filmagens foi a equipe do Manual do Usuário, que afirma que ainda há alguns erros de interpretação no Google Now, mas que boa parte dos novos comandos funciona de uma maneira bem interessante. Alguns deles realmente merecem destaque, pois funcionam com rapidez e podem garantir mais facilidade na utilização dos consumidores brasileiros, que nem mesmo precisam usar o idioma britânico.

Entre os comandos que mais se destacam na nova versão estão: Abrir aplicativo; Criar alarme; Criar evento; Criar lembrete e Anotações. Apesar de ainda haver alguns problemas de interpretação do aplicativo, é interessante notar que ele está mais próximo do que se espera de um “assistente pessoal”, por isso podemos aguardar por novidades bem interessantes para os próximos anos. O que você espera disso tudo?

Cupons de desconto TecMundo: