Fazer pesquisas no Google nunca foi uma tarefa difícil. No entanto, se você adquiriu um dispositivo com Android 4.1, deve ter notado a presença do Google Now, o assistente de buscas do novo SO. Além das funções de pesquisas já oferecidas pela ferramenta tradicional, o aplicativo oferece algumas opções mais inteligentes.

Isso porque o assistente aprende a pesquisar com você. Ou seja, com o tempo, o Google Now descobre quais são os resultados que mais lhe interessam quando você faz uma determinada busca. Sendo assim, quando o usuário falar um endereço, por exemplo, o aplicativo vai mostrar uma miniatura do mapa local. Com isso, você pode ir ao seu app de mapas através do link e chegar ao lugar dirigindo, por exemplo.

O app precisa saber o que você pesquisou

No entanto, nada no Google Now faz sentido se você não autorizar o registro de buscas no aplicativo. É através desses dados que o serviço opera todo o mecanismo de sugestões e outras funções. Sendo assim, certifique-se de ativar os registros.

Para tal, no menu do Google Now, selecione “Configurações” e, em seguida, “Privacidade e contas”. Agora, marque a opção “Mostrar pesquisas recentes” e depois toque em “Gerenciar histórico web”.

Com isso, você será redirecionado para uma página de login. Entre com seu nome de usuário e senha e confira se o histórico está ativo.

Dessa forma, você deve começar a pesquisar e escolher os resultados mais úteis. Com o tempo, quando a mesma busca for realizada, o app o redireciona diretamente para a página que você costuma procurar. É como se fosse um “Estou com sorte” que sabe o que você quer.

Os Cartões de amostra são feitos de acordo com o seu gosto

De acordo com a frequência das suas pesquisas, na tela inicial do Google Now, você começa a visualizar os “Cartões de amostra”. Esses cartões são na realidade a “alma” do aplicativo. Desse modo, se você pesquisou um local e utilizou o Google Maps para chegar até lá, da próxima vez que o GPS do aparelho localizá-lo no mesmo ponto de partida o app vai sugerir com um “Cartão de amostra” o mapa com o trajeto realizado da última vez.

Isso acontece com vários tipos de pesquisa. Outro exemplo é a busca de restaurantes, que, de acordo com os seus hábitos, mostra cartões com sugestão de lugares para comer próximos e nos horários que você costuma procurar restaurantes.

O Google Now também trouxe da ferramenta de buscas a capacidade de fazer operações matemáticas e converter unidades. Dessa forma, você pode pedir para o aplicativo calcular quanto cada amigo terá que pagar da conta do bar e descobrir quantos metros correspondem a mil pés. Tudo isso com simples comandos de voz.

Por fim, a razão de se utilizar o Google Now é basicamente facilitar a sua vida na hora de pesquisar. Com isso, você não precisa se ater à utilização de palavras-chave e ainda conta com as sugestões inteligentes do serviço.

No entanto, fique atento, pois utilizando o nosso idioma o Google Now pode ser considerado um tremendo novato. Dessa forma, esqueça as formas contraídas, gírias e fale pausadamente, mas nem tanto. Ou seja, você precisa pegar o jeito da coisa.

Cupons de desconto TecMundo: