(Fonte da imagem: Reprodução/Google)

O doodle desta segunda-feira (12) que aparece no site de pesquisas da Google é bastante especial para o público nerd: trata-se do aniversário do físico teórico Erwin Schrödinger, que faria 126 anos hoje.

O pesquisador é bastante conhecido pela teoria do “gato de Schrödinger”, que é usada em explicações sobre vários tópicos da ciência, de universos paralelos a computadores quânticos. De forma bastante resumida, ela fala sobre um experimento teórico em que um gato é colocado dentro de uma caixa com um elemento radioativo que pode ser acionado pelo animal.

Antes de ela ser aberta, o observador não sabe se o bichano está vivo ou morto – e, neste momento de dúvida, ele está em ambas as situações ao mesmo tempo. A teoria é bastante famosa na cultura pop, sendo tema constante de discussão no seriado "The Big Bang Theory", por exemplo.

Outra contribuição do pesquisador austríaco é a “equação de Schrödinger”, uma importante fórmula que descreve como o estado quântico de sistemas físicos alteram-se com o tempo. Ela é uma das equações mais celebradas da mecânica quântica – e rendeu a ele um prêmio Nobel em 1933.

Cupons de desconto TecMundo: