Google está trabalhando em tradutor de voz instantâneo

1 min de leitura
Imagem de: Google está trabalhando em tradutor de voz instantâneo

Hugo Barra comenta sobre tradutor em tempo real que pode chegar ao Android em algum tempo. (Fonte da imagem: Reprodução/G1)

Quem nunca utilizou o Google Tradutor para encontrar o significado de uma palavra estranha em inglês ou mesmo frases inteiras em outros idiomas? Erros obviamente ocorrem, mas o que realmente torna essa solução inviável para conversas em tempo real é a demora em introduzir o texto e ajustar a tradução.

A Google, entretanto, parece estar dando um passo bem grande nesse sentido. Um software que consegue traduzir a voz humana em tempo real de um idioma para outro está sendo desenvolvido e, segundo Hugo Barra, vice-presidente da divisão do Android na Google, está funcionando de forma quase perfeita em determinadas situações.

Barra, o brasileiro por trás do SO mobile mais utilizado no mundo, explica que a ferramenta atual funciona com quase 100% de precisão traduzindo entre inglês e português. Ele comentou ainda ao The Times que testa com frequência protótipos dessa tecnologia. “Nós temos toneladas de protótipos desse tipo e eu os testo de vez em quando para conferir quanto progresso temos feito”, relata.

Similar ao S Voice

O sistema da Google parece bastante com o que já temos nos últimos lançamentos da Samsung. As versões do Galaxy S4 contam com uma ferramenta similar capaz de traduzir frases ditas por alguém segundos depois de capturar a voz, a S Voice. Isso, entretanto, não funciona em tempo real como a Google propõe.

Hugo Barra não deu mais especificações sobre o tradutor instantâneo do Android ou qualquer prazo para que isso comece a aparecer nos smartphones no mercado. Contudo, como ele mesmo explica que a tradução entre português e inglês funciona quase perfeitamente, podemos imaginar que um possível app será disponibilizado por aqui já no lançamento mundial.

Barra comentou ainda que o reconhecimento de voz em ambientes barulhentos ou utilizando microfones de baixa qualidade é difícil. Em salas sem muitos ruídos, entretanto, ele reconhece tudo com facilidade.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.