Além do Android 4.3 e da segunda geração dos tablets Nexus 7, a Google também revelou um novo aparelho que pode revolucionar o entretenimento doméstico. Trata-se do Chromecast, um pequeno dispositivo — pouco maior do que um pendrive — equipado com uma versão simplificada do sistema operacional Chrome OS. Ele só precisa ser ligado a uma conexão HDMI e em poucos segundos transforma qualquer HD TV em uma Smart TV.

Por meio de conexões WiFI, o Chromecast consegue se conectar a qualquer outro aparelho (smartphones, tablets ou computadores), fazendo com que conteúdos digitais sejam carregados rapidamente nos televisores. Isso permite que sejam mostrados vídeos de YouTube, Google Play ou Netflix — em alta resolução —, além de músicas e outros conteúdos diversos.

Não é só para Android

A Google promete que a utilização de outros aplicativos no Android não interrompe a transmissão de conteúdos para o Chromecast e afirma que vai haver uma versão do aplicativo de controle do sistema para o iOS — os próprios executivos da empresa afirmaram saber que “nem todos os consumidores utilizam Android”. Ele poderá ser utilizado também pelo navegador Google Chrome de computadores.

(Fonte da imagem: Reprodução/Google)

A Google afirma que a versão de desenvolvimento já pode ser adquirida por quem quiser criar aplicativos exclusivos para o novo sistema, mas a versão de consumidores deve chegar às lojas norte-americanas até o final deste mês. Quando chegar ao mercado — pelo menos nos Estados Unidos —, o valor de vendas será bem modesto: apenas US$ 35 (algo em torno de R$ 80). Vale dizer que, como mostra o Engadget, ele já está em pré-venda nos EUA.

Cupons de desconto TecMundo: