(Fonte da imagem: Marvel Studios)

Você já deve achar que o Google faz mágica ao encontrar exatamente o que é pesquisado, mas isso é novidade: um documento oficial postado pela empresa comprova que o site também é capaz de adivinhar se um filme fará sucesso e terá boa bilheteria – ou será um fracasso nos cinemas de todo o mundo.

O estudo leva em conta que espectadores chegam a consultar até 13 fontes diferentes para saber mais sobre os filmes que estão em cartaz – e pesquisas em serviços do Google são as mais frequentes. De 2011 para 2012, por exemplo, o ato de buscar títulos de longa-metragens no site cresceu 56%.

Google vidente

Segundo a pesquisa, quanto mais o nome do filme figurar entre os termos buscados no Google durante a semana anterior à estreia ou no primeiro final de semana em cartaz, melhor será o resultado nas bilheterias. O título pode estar seguido ainda de palavras-chave como elenco, sinopse, crítica e clipes – e até 70% do dinheiro arrecadado pode ser previsto com essa fórmula.

Google com tudo: gráfico mostra semelhança entre bilheteria (vermelho) e quantidade de buscas (cinza). (Fonte da imagem: Google)

Há até uma fórmula pronta: se um filme receber 250 mil pesquisas a mais que um concorrente que estreia na mesma semana, o primeiro longa-metragem terá US$ 4,3 milhões de arrecadação a mais.

Para filmes que ainda vão estrear daqui a um mês ou mais, o YouTube é o parceiro mais valioso para as contas. Ou seja, filmes com trailers mais visualizados tendem a se dar melhor nas bilheterias.

Cupons de desconto TecMundo: