(Fonte da imagem: AndroidPIT)

A Google parece que não está satisfeita com as vendas dos tablets equipados com Android e pode estar planejando lançar no mercado diversos modelos com a marca da empresa, equipados com Android “puro” (sem modificações das fabricantes de hardware), desenvolvidos em parceria com empresas como Samsung, Motorola e LG.

E mais: a gigante da internet deverá lançar ainda esse ano uma loja virtual para vender tablets com Android, tanto os modificados pelas fabricantes de hardware quanto os futuros tablets com a marca da Google. A empresa planeja vender os portáteis em parceria com uma grande variedade de fabricantes.

As informações foram publicadas hoje na versão online do jornal americano The Wall Street Journal, através de uma matéria intitulada "Google Heightens Rivalry With iPad" (Google aumenta a rivalidade com o iPad, em tradução livre). A publicação cita fontes “familiarizadas com o assunto” para comprovar o conteúdo das informações.

Produtos com a marca Google

Essa não é a primeira vez que a empresa investe em produtos com a marca própria. Dois smartphones com Android “puro” já foram disponibilizados no mercado pela Google: o Nexus One, lançado em 2010 em parceria com a HTC, e o Galaxy Nexus (conhecido no Brasil como Galaxy X), lançado em 2011 juntamente com a Samsung.  

Segundo as fontes do The Wall Street Journal, um tablet produzido pela Google em parceria com a Asus deverá ser lançado ainda esse ano. Apesar de receber o nome da Google, a empresa não fabricará os dispositivos. Os responsáveis pelo hardware serão as empresas colaboradoras, como a Samsung e a Asustek Computer.

Amazon e Apple na mira

O Google estaria trabalhando com especialistas de hardware da Asus e da Samsung e considera a possibilidade de subsidiar o preço de um dos dispositivos para alinhar seu valor ao Kindle Fire, o tablet da Amazon que está fazendo um grande sucesso nos Estados Unidos.

O Fire é vendido por US$ 199 nos EUA, e, segundo as fontes, é provável que a loja virtual do Google disponibilize para venda um “Tablet Nexus” pelo mesmo preço, equipado com o vindouro Android 5.0 Jelly Bean. Os detalhes do projeto ainda não estão claros, pois nada se sabe sobre quando a Google deverá lançar sua loja online.

De acordo com o The Wall Street Journal, com a venda de tablets sendo feita diretamente aos consumidores, a Google está aumentando as apostas contra a Apple, que domina o mercado há dois anos com o iPad, desde que o aparelho foi lançado.

Os tablets com Android feitos pela Samsung e outras empresas estão vendendo bem abaixo do esperado. A última pesquisa da Gartner indica que a Apple domina o segmento de tablets, com nada menos que 73% do mercado. E estamos falando de apenas um produto com iOS contra vários equipados com Android.  É Google, a guerra ainda não está perdida, mas as batalhas serão duras.

Cupons de desconto TecMundo: