Facebook, Twitter e MySpace mandam aviso ao Google: não seja mau

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(Fonte da imagem: Reprodução/Focus on the User)

Quando a Google lançou seu novo sistema de buscas no início deste mês, o qual incorpora os resultados do Google+ nas pesquisas, o Twitter foi a primeira rede social a se mostrar efusivamente contra a solução. Agora, além deles, o Facebook e o MySpace também estão criticando o sistema, mas de uma maneira inusitada.

Engenheiros das três empresas se reuniram para desenvolver um novo plugin para o Chrome, chamado de “Don´t be evil” (“Não seja mau”). O programa (que deixa um recado claro já no nome) permite que você compare os resultados das buscas atuais com o modelo antigo. O propósito dessa ação é demonstrar como o novo sistema da Google atenua a importância das outras redes sociais.

De forma resumida, uma declaração na página Focus on the User, responsável pelo compartilhamento do aplicativo, exemplifica como o novo sistema do google pode impactar na relevância das outras páginas. De acordo com os responsáveis, ao efetuarmos uma busca por “cozinhar” (“cooking”), é comum aparecer resultados sobre Jamie Oliver, um renomado chef. Mas ao invés de aparecer um link para o perfil do Twitter dele, que é atualizado diariamente, a página mostra o perfil de Oliver no Google+, a qual não sofre alterações há mais de dois meses.

O aplicativo não é um produto oficial das empresas, mas nenhuma delas parece querer esconder a sua ligação com o desenvolvimento. O que parece ser uma jogada perigosa, provavelmente vai acabar por gerar instabilidade entre os concorrentes.

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